close
Educação

Escola de arquitetura e design alemã Bauhaus ganha mostra na UFC

no thumb
ft_140310_mostraalema
(Imagem: Divulgação)

A vanguardista escola alemã Bauhaus, referência mundial em arquitetura e designfundada por Walter Gropius em 1919 e extinta pelo governo germânico em 1933, ganhará exposição inédita no Brasil com promoção da Casa de Cultura Alemã e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Promovida também pelo Instituto Goethe e pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), amostra bauhaus.filme, no contexto do ano Alemanha+Brasil 2013-2014, apresentará, de 28 de março a 24 de abril, no Espaço Multiuso do CDMAC (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), 12 filmes produzidos por professores e alunos da Bauhaus.

Com curadoria de Christian Hiller, Philipp Oswalt e Thomas Tode, da Fundação Bauhaus Dessau, e idealizada por Alfons Hug, diretor do Instituto Goethe do Rio de Janeiro, a mostra será aberta no dia 27, às 19h30min, e oferecerá aos visitantes projeções em formato grande de vídeos originais raros, possibilitando contato próximo e sensível com a produção histórica da Bauhaus que evidencia práticas e conceitos do que Gropius chamava de “ciência do olhar”. Depois de Fortaleza, a mostra segue para outras cidades brasileiras.

Além da arquitetura e do design, a produção audiovisual também teve papel importante na Bauhaus. Depois da Primeira Guerra Mundial, a capacidade de captar em imagem a aceleração da vida sob diferentes pontos de vista aguçou a curiosidade de estudantes e professores da escola para a exploração das possibilidades do filme.

A mostra bauhaus.filme apresenta uma visão abrangente do conjunto de atividades praticadas na escola e ilustra a influência recíproca entre diversas disciplinas lá aplicadas. Será mantida a mesma programação de filmes exibida por Walter Gropius na cerimônia de inauguração do novo prédio da Bauhaus, em Dessau, em 4 de dezembro de 1926. Além disso, filmes produzidos por “bauhausianos” e contemporâneos, como Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz, apresentam um panorama geral do repertório cinematográfico da escola alemã. Para saber mais sobre o ano Alemanha+Brasil 2013-2014, acesse o site da programação.

FUNDAÇÃO BAUHAUS DESSAU

Instalada em 1994 dentro do prédio da Bauhaus, situado em Dessau-Rosslau, a fundação dedica-se à preservação do rico legado da escola. Com 26.000 objetos, possui a segunda maior coleção da Bauhaus em todo o mundo. Para saber mais, acesse o site da Fundação.

Tags : BauhausDepartamento de ArquiteturaUFC
Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário