close
Fastacash_Header_12-06

A Engenharia de Produção é um dos ramos mais interessante dentro da engenharias e está em alta no mercado atualmente.

Esta é uma área fundamental na indústria em muitos ramos produtivos, e auxilia o crescimento da economia e na otimização de processos produtivos de vários tipos. A atuação de um bom engenheiro de produção pode fazer toda a diferença em uma fábrica, mas sua atuação não está restrita apenas a este ramo.

O engenheiro de produção precisa ter um olhar apurado, visão sistêmica e muita atenção aos detalhes.

Esta é uma carreira promissora e com mercado crescente. A Universidade Potiguar oferece o curso de Engenharia de Produção semipresencial, com possibilidade de redução das mensalidades através da bolsa de estudos na UNP.

Conheça o curso

O curso tem duração de cinco anos e tem uma grade curricular com muitas disciplinas comuns a outras engenharias, além de disciplina focada para a atuação de um engenheiro de produção.

Dentre as matérias estudadas, destacam-se as matérias de cálculos básicos e avançados, além de disciplinas focadas em comunicação, controles estatísticos de processos, qualidade, operações, gestão de projetos.

Disciplinas focadas em gerenciamento de desenvolvimento de produtos, projetos de fabricação e gestão estratégica também merecem destaque.

O curso procura formar um profissional de perfil técnico, multifocado e abrangente, altamente capacitado, e que combina conhecimentos de engenharia e análise de processo e operações com técnicas de administração e gerenciamento de processos e projetos.

O engenheiro de produção deve ser um profissional multidisciplinar que compreende o processo produtivo e suas nuances, auxiliando na qualidade e propondo melhorias. Ele também deve compreender e lidar com as pessoas, atuando junto ao componente humano dos processos, gerenciando as relações e atuando como um líder.

 

Mercado de trabalho e áreas de atuação

O mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bastante amplo e tem ainda mais possibilidades de expansão. A atuação dos profissionais dentro de plantas produtivas é bastante solicitada, devido ao seu conhecimento a cerca de processo produtivos e sua atuação para o controle destes processos.

Seu olhar apurado e visão sistêmica contribui para otimizar os processos, eliminando perdas e melhorando a qualidade. Este conhecimento se torna imprescindível principalmente em tempos de crise, onde a gestão de custo e a melhoria de processos pode ser a diferença entre a continuidade ou a falência de um negócio.

A profissão ampliou seus limites tradicionais, não estando apenas restrita a plantas industriais e fábricas.

Além de vários nichos de negócios do ramos de produção, o engenheiro de produção pode se dedicar a prestação de serviços a redes bancárias instituições educacionais e hospitalares e complexos de entretenimento, como shoppings e parques. Seu conhecimento em vários tipos de processo e produção pode ser muito útil em locais onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e onde várias atividades estão interligadas.

Continuidade da formação

A carreira de engenheiro de produção certamente é muito promissora e um profissional dedicado pode ter muito sucesso. Mas manter-se atualizado é fundamental para continuar crescendo na carreira. Por isso, esteja sempre atento a novas oportunidades de aprimoramento e busque estar em dia com as novidades da indústria e do mercado.

Investir em educação continuada é importante para se manter focado e ter sempre as melhores oportunidades.

MPA

Fonte: Paranashop

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário