Engenheiros são homenageados em solenidade na Assembleia Legislativa

IMG_2639-(1)

O Dia do Engenheiro foi comemorado, na noite desta terça-feira (13/12), na Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. Segundo o requente da solenidade, deputado Sérgio Aguiar (PDT), o objetivo foi “homenagear todos os engenheiros pela profissão fundamental para o desenvolvimento do Estado e da nação nas mais diversas formas”. A data é oficialmente comemorada em 11 de dezembro.

Sérgio Aguiar lembrou que o País vive um momento de necessária retomada da economia e, nesse cenário, o papel dos engenheiros é de grande importância. “A engenharia é extremamente estratégica para o progresso do País e promissora para jovens que ingressam nessa área”, avaliou.

A presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará, engenheira agrônoma Maria Helena de Araújo, cumprimentou os profissionais da área e agradeceu ao deputado pela iniciativa. Ela citou o cenário recente de graves problemas na economia e na política, além da seca no Estado, e destacou que “os engenheiros têm um desafio pela frente e têm que ousar em busca de soluções positivas e inovadoras para ajudar o País”.

Um dos agraciados na solenidade, o engenheiro Salvador da Rocha, destacou ter convivido com grande parte dos homenageados da noite e enfatizou as qualidades e a admiração pelo comprometimento e honestidade de todos. Ele falou sobre o convívio com outro homenageado, o engenheiro Luiz Antonio Maciel de Paula (in memorian), e afirmou que, com o falecimento do professor, “o Ceará perde um grande talento”.

Receberam placas alusivas ao Dia do Engenheiro o engenheiro de pesca Francisco Soares Filho; o engenheiro civil João Nogueira; o empresário Juan Carlos Ayala; e o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco José Coelho.

O Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará também entregou placas comemorativas da entidade para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e para os profissionais da engenharia Salvador da Rocha, César Azizi, Francisco de Assis de Souza, Nilson Bezerra Campos, Francisco Roberto Santana, João Cesar Pinheiro, Landri Ribeiro (in memoriam) e Mosalina Roberta, além de uma placa em homenagem aos 50 anos da primeira turma de Engenharia Mecânica e de Agronomia do Ceará.

Também estiveram presentes o secretário executivo da Casa Civil, engenheiro civil Francisco José Moura Cavalcante, representando o governador do Estado, Camilo Santana; o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Manuel Antônio de Andrade Furtado; o presidente da Academia Cearense de Engenheiros, professor Antônio Albuquerque; o presidente da Associação de Pesca do Ceará, Antônio Diogo Lustosa Neto; e o presidente do conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Victor Frota Pinto

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Confira imagens: