Engenheiros comemoram 40 anos de formatura com visita a projetos do Metrô de Fortaleza

Um grupo de engenheiros formados em 1973 pela Universidade Federal do Ceará (UFC) conheceu neste sábado (9) os principais projetos de mobilidade urbana empreendidos pelo Governo do Estado, mediante a Secretaria da Infraestrutura do Estado e Metrofor. Os profissionais começaram a visita ao sistema metroviário de Fortaleza pela Estação Chico da Silva, localizada no Centro, e que integra a Linha Sul do metrô, já circulando em regime de operação assistida.

O grupo assistiu a apresentação sobre os investimentos feitos pelo Governo Estadual no sistema metroviário da capital e interior nos últimos sete anos como a remodelação da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia; a implantação dos metrôs do Cariri, em Juazeiro do Norte; a construção da linha para a implantação do Metrô de Sobral; a entrega da Linha Sul, entre Fortaleza e Pacatuba; as obras do ramal Parangaba-Mucuripe a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT); e o projeto da Linha Leste que ligará o Centro ao bairro de Edson Queiroz, cujas máquinas tuneladoras já foram adquiridas e as obras civis estão contratadas.

“Estamos dando ao Ceará a melhor opção em transporte urbano, com conforto, rapidez e baixo custo”, ressaltou o secretário Adail Fontenele, também ex-aluno da turma, ressaltando que o a Linha Sul já é uma realidade, após muitos esforços do governo Cid Gomes para entregá-la à população e que os investimentos na melhoria do sistema de transporte de passageiros em Fortaleza não param. O Secretário citou como exemplos as quatro tuneladoras adquiridas, das quais duas já estão em fase de montagem e outras duas à caminho do Ceará e ainda os projetos para eletrificação e duplicação da Linha Oeste. A palestra foi complementada por apresentações do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes e do consultor da Secretaria, Cyro Régis Castelo.

A presidente do Senge-CE, Thereza Neumann. esteve presente acompanhando a visitação e apresentação dos profissionais do metrô. O grupo incluiu também representantes do Clube de Engenharia do Ceará, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), FNE, Abence, Acemi, AEAC, AEP, Apgece, IAB, Iaece, Ibape, Senge-CE e Sintece, entre outros, após conhecer a estação Chico da Silva, a primeira da Linha Sul, percorreu de metrô toda a linha, indo até o centro de manutenção, em Pacatuba, onde recebeu informações acerca dos trens e sua montagem. O engenheiro Luiz Ary Romcy, ex-professor da turma de 1973, que participou do evento, destacou que as grandes obras já visitadas pelo grupo, que incluem o Centro de Eventos, a Arena Castelão e o Terminal Portuário do Pecém, são projetos essenciais de infraestrutura que preparam o Estado para um grande desenvolvimento econômico e social.

Fonte: SEINFRA

Tags : metroforsindicato