Engenheiros agrônomos comemoram 80 anos de regulamentação da profissão

engenheiros_agronomos_comemoram_80_anos_de_regulamentacao_da_profissao_mediumDurante evento de comemoração, em Manaus, a Aeaea homenageou dezenas de profissionais que se destacaram em suas ações em prol do desenvolvimento da Engenharia Agrônoma no Estado.

Um evento realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (AEAEA), no último sábado, 12 de outubro, no Rio Negro Clube, em Manaus, marcou as comemorações dos 80 anos de regulamentação da profissão de Engenheiro Agrônomo, considerada fundamental para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.
Dentre os homenageados, estão professores, profissionais liberais e servidores públicos, como o Secretario de Estado de Produção Rural, Eron Bezerra, e o Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Néliton Marques.
De acordo com o presidente da Aeaea, Antônio Joaquim do Espirito Santo Oliveira, a profissão de Engenheiro Agrônomo é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do Estado. “Nós vivemos em um Estado onde a preservação ambiental é prioridade, mas os povos que vivem na região carecem de sobrevivência, então precisamos aproveitar o potencial natural como forma de garantir a sobrevivência, mantendo os recursos naturais preservados”, disse.
Profissão
A profissão de Engenheiro Agrônomo foi estabelecida por meio do Decreto Nº 23.196 de 12 de outubro de 1933, do então presidente Getúlio Vargas. O engenheiro agrônomo é um profissional com formação pelo ensino superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente. Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.
Fonte: A Critica e assessoria de imprensa da Aeaea