Engenheiro cearense será o novo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

SENGE 3005

Davi Barreto atualmente exerce o cargo de conselheiro substituto no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, onde trabalha desde 2017 com aprovação em 1º no concurso do TCE-CE.

O Plenário do Senado Federal aprovou o nome do engenheiro cearense  Davi Ferreira Gomes Barreto para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A indicação foi da Presidência da República e o placar foi de por 63 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção. A votação aconteceu nesta quarta-feira,29.

Anteriormente, ainda nesta semana, o novo diretor foi sabatinado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Na ocasião, se comprometeu a contribuir para o fortalecimento da ANTT e para a regulação de infraestrutura de transportes no país. Para Barreto, a Agência deve  fortalecer o transporte ferroviário e que tem a missão de dobrar a capacidade de volume de carga transportada, passando de 15% para 31%. O Brasil tem hoje apenas 10 mil quilômetros de malha ferroviária plenamente operacional e 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, conclui o novo diretor da ANTT.

De acordo com o o senador Jayme Campos (DEM-MT), relator da indicação na CI, “É uma pessoa preparada, com vasta experiência no setor público. Tivemos o privilégio de conversar de forma pessoal com ele e percebi que é competente e, acima de tudo, compromissado com o setor público brasileiro. É fundamental que melhoremos a infraestrutura em relação não só ao transporte rodoviário, mas ferroviário e aquaviário.”

Davi Barreto é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em regulação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente exerce o cargo de conselheiro substituto no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, onde trabalha desde 2017 com aprovação em 1º no concurso do TCE-CE. No ano de 2008, Barreto foi aprovado em 1º lugar no concurso público de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.

(Fonte: Agência Senado)