close
Notícias

Engenheira de Produção detalha atribuições dos profissionais da área

engprod

A Engenheira de Produção, Patrícia Pereira Pacheco, de Santa Catarina, percebeu o interesse de jovens profissionais em descobrir quais são as atividades específicas de sua área e, por exemplo, quais projetos um engenheiro de produção pode assinar. Pensando em ajudar a simplificar esse busca, ela fez uma compilação publicada no blog Engenharia. Ela procura responder questões recorrentes como Que tipos de projetos faz?, Precisa ART?,  Em que área pode atuar? ou Engenheiro de Produção assina projeto?

Patrícia publica a Resolução Nº 235, de 09 de outubro de 1975, segundo a qual compete a esse profissional o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º da Resolução nº 218, de 29 JUN 1973, referentes aos procedimentos na fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado; seus serviços afins e correlatos. Em seguida, sua compilação elenca as 18 atividades incluidas no rol da Engenharia de Produção e esclarecimentos sobre a categoria na qual a profissão se insere.

Um esclarecimento importante nesse sentido é sobre por que a profissão já não está inclusa dentro da Resolução nº 218, de 29 JUN 1973, que tem várias engenharias. Ela informa que, em contato obtido com o gerenciamento do CONFEA, foi informada que “a Resolução n° 218, de 1973, discrimina atividades para efeito de fiscalização profissional de diferentes modalidades da Engenharia e Agronomia e define as competências de alguns títulos profissionais, tais como Engenheiro Civil, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro de Operação, Engenheiro Cartógrafo, etc. Entretanto, outros títulos profissionais tem suas competências e atividades profissionais regulamentadas por normativos específicos. Como exemplo, além da Engenharia de Produção, tem-se a Engenharia de Materiais, Ambiental, de Computação e diversos outros”. E acrescenta: Sim, Engenheiros de Produção assinam ART’s caso necessário. Quanto à necessidade, tudo depende de onde e como o profissional trabalha”.

Para obter mais detalhes sobre a profissão, confira o artigo completo de Patrícia Pereira Pacheco, no Blog da Engenharia.

Redação FNE

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário