close
Notícias

Engenharia Elétrica: um campo fértil de trabalho

fregr

A Engenharia Elétrica é um campo amplo e repleto de diferentes possibilidades. O engenheiro eletricista Miguel Melo, por exemplo, atuou por 35 anos em uma empresa de telecomunicações. “Nessa área, o engenherio eletricista projeta e desenvolve serviços de transmissão de dados, seja por imagem ou por som. Isso abrange a área telefônica, principalmente, mas também qualquer tipo de comunicação como um todo”, explica.

Além dessa área, ele cita outras bem distintas, como automação, eletroeletrônica, eletrotécnica e até mesmo hardware, programação e microeletrônica, desenvolvendo, por exemplo, chips para computadores e celulares. Já nos campos da construção civil e da instrumentação, o engenheiro eletricista caminha lado a lado com outros colegas engenheiros, seja elaborando projetos de circuitos elétricos de casas ou criando instrumentos para mensurar dados, respectivamente.

Diante de tantas possibilidades, Miguel considera que a tarefa do engenheiro eletricista na atualidade é manter-se atualizado com as novas demandas. “Diria que o maior desafio seria um processo de capacitação bem dinâmico, pois os sistemas que envolvem as engenharias estão sempre sendo otimizados para atender as exigências do mercado.”

Nesse sentido, ele aponta a geração de energia a partir de fontes sustentáveis como uma demanda que precisa de atenção. “As fontes de energia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.”

Ele lista as várias possibilidades de fontes que serviriam como complemento ou mesmo alternativa às convencionais: eólica, solar, geotérmica, ondas e marés e biomassa. “As perspectivas para o futuro passam pela a capacitação de profissionais voltados a esta área, aliado a uma política de incentivo mais atrativa por parte do Governo, objetivando assim, viabilizar estas implementações de forma mais ampla”, defende.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário