close
no thumb
17-02-16

A epidemia de Zika Vírus é o assunto do momento. Também pudera: todos os dias cresce o número de pessoas com suspeita de ter contraído os sintomas, que vão desde manchas pelo corpo, febre, vômito e diarreia. Para agravar ainda mais a situação, laboratórios do mundo inteiro e o Ministério da Saúde têm feito testes que dão claros sinais de que a Zika é associada ao problema da microcefalia em bebês.

O transmissor da Zika é o Aedes Aegypti, o mesmo mosquito responsável pela Dengue. Por causa dos problemas, todo o país tem fechado o cerco contra o mosquito para tentar evitar novos casos. Em Fortaleza, foi montada uma força tarefa: milhares de homens do exército foram convocados para dar apoio a profissionais de endemias no trabalho de visita às casas, a fim de encontrar e eliminar focos de reprodução do mosquito, cenários que tem se repetido em várias outras capitais.

O caso está tomando proporções tão sérias que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou uma lei que permite a entrada dos agentes em casas onde os proprietários e/ou moradores tentam impedir a realização do trabalho, além de receber multa pela resistência.

Várias áreas profissionais têm trabalhado nas ações de combate a vírus e outros tipos de doenças que, nesta época do ano, onde se mistura o calor e as poucas chuvas do inverno, propiciam um cenário ideal para a proliferação de várias outras centenas de espécies de vírus. Uma destas áreas é a da Engenharia Sanitária, que tem entre suas atribuições, promover a garantia da saúde pública, através da construção de redes de esgoto e saneamento básico, tratamento de água, além da qualidade do solo e do ar, por onde os vírus circulam.

Esta semana o Tecnologia no Dia a Dia convidou especialistas para saber como trabalham os engenheiros sanitaristas no combate a vírus e doenças. No estúdio, conversamos com o engenheiro sanitarista, Silvio Luiz de Sousa, com o professor da Fanor e engenheiro de pesca, Romeu Darlan Feitosa, e ainda com o mestre em meio ambiente e professor do curso de Engenharia Sanitária da Faculdade Farias Brito, Ney Barros Filho.

Gostou do tema do programa? Quer dar a sua sugestão? Entre em contato com a nossa produção através do telefone (85) 3087-9551.

O Tecnologia no Dia a Dia é uma produção do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) em parceria com o Crea-CE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará) e com a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), e vai ao ar todas as quartas-feiras, a partir das 3 da tarde, pela Rádio O Povo/CBN (FM 95.5 e AM 1010)

Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário