close
Notícias

Dedicação e comprometimento marcam o exercício da profissão de Engenheiro Aeronáutico

291019

A engenharia aeronáutica é uma área que demanda grandes responsabilidades. No Ceará, a Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em fevereiro desse ano, afirmou que o Estado deverá ter, em breve, um curso de Engenharia Aeronáutica.

Donizeti de Andrade, engenheiro aeronáutico.

Donizeti de Andrade, engenheiro aeronáutico, atua no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como professor dos cursos de graduação e pós-graduação desde 1984 e, dede 2004, está na condição de professor colaborador. Ele também é responsável pela concepção, implementação e coordenação executiva dos cursos de especialização e mestrado profissional do ITA em suas ofertas pelo Brasil e em Portugal, em especial pelas turmas de mestrado profissional oferecidas em Fortaleza em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo ele, isso é graças ao fomento da Secitece no Estado do Ceará.

Donizeti explica que uma das atuações dessa categoria é na indústria aeronáutica. O profissional é responsável por projetos de desenvolvimento relacionados aos diversos sistemas que compõem uma aeronave. “Os principais sistemas, de forma simplista, envolvem estruturas, aerodinâmica, propulsão, desempenho, estabilidade, controle, aeroelasticidade e qualidades de voo.

Uma aeronave como aquelas da família E2 da Embraer possui 18 mil requisitos, o que mostra uma gama enorme de participações e responsabilidades que envolvem o Engenheiro de Aeronáutica” diz. Donizeti de Andrade se formou em 1983 no ITA e, de lá para cá, coleciona mais de 30 anos de experiência nessa área. Para ele, do ponto de vista aeronáutico, o mundo está passando por uma revolução. “A entrada das aeronaves não tripuladas e, principalmente, dos chamados eVTOLs que devem dominar o transporte aéreo nas mega-cidades (50 delas já mapeadas pelo mundo) dentro do ambiente urbano até 170 m (500ft) deve contribuir para uma quebra de paradigma imensa no contexto que hoje conhecemos. Além desse contexto, cada vez mais o transporte aéreo regional, nacional e internacional tende a crescer, o que estimula a criação dos diversos ecossistemas associados. Além disso, a aviação militar e a aviação de estado (de Segurança Pública) têm crescido em diversos países e tem um futuro bastante promissor” afirma.

Dia do Engenheiro Aeronáutico

No dia 28 de outubro se comemora o Dia do Engenheiro Aeronáutico e marca a celebração dessa categoria que exige de seus profissionais responsabilidade, comprometimento e, acima de tudo, seriedade. Em 1947 a Escola Técnica do Exército, hoje chamado de Instituto Militar de Engenharia (IME), inaugurou sua faculdade de Engenharia Aeronáutica. Em 1950, com a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, o primeiro curso da nova escola foi o da Divisão de Engenharia Aeronáutica. Surgia, assim, uma escola de alto nível voltada à modalidade no Brasil.

Hoje, 11 instituições de ensino ministram o curso no País e para os estudantes que almejam crescer nessa profissão. O professor afirma que sonhar todos os dias com os pés no chão e descobrir como transformar os sonhos em realidade é primordial. “Para isso, a dedicação e o comprometimento no dia a dia é fundamental. Converse com professores e profissionais que trabalham dentro do setor para descobrir quem pode vir a ser o seu guru (ou os seus gurus). A cada passo faça uma leitura do que já conquistou e descubra qual o melhor caminho a seguir”, disse. Para ele, o setor Aeronáutico e Aeroespacial é dos mais dinâmicos em que o ser humano tem-se envolvido ao longo da história.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário