Encontro debate o uso do sistema de Construção Enxuta

Fortaleza sedia de 29 de julho a 4 de agosto o encontro do Grupo Internacional para a Construção Enxuta (IGLC 21 st). Em sua 21ª edição, o evento, idealizado pela Lean Construction e organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), discutirá o panorama da construção enxuta na capital cearense, a partir das experiências de Estados Unidos, Finlândia e Israel. O encontro internacional será dividido em três programações.

No primeiro dia, 29 de julho, ocorrerá o Gemba Day, onde os participantes visitarão os empreendimentos Paço dos Pássaros, apresentado pelo engenheiro Alexandre Mourão, e o Golf Ville Resort, cuja apresentação ficará a cargo da construtora de obras Fabíola Andrade. Os projetos são gerenciados seguindo os princípios da construção enxuta.

No dia 30, expoentes da área ministrarão palestras no Industry Day. Na ocasião, empresários e engenheiros poderão se aprofundar no sistema Toyota de produção adaptáveis à engenharia civil. Os cinco últimos dias do evento (de 31 de julho a 4 de agosto) serão destinados a apresentações de painéis com apresentações das pesquisas científi­cas no setor.

Os encontros dessa etapa ocorrerão no Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200 – Meireles Fortaleza).“E uma oportunidade ímpar de a população entrar em contato com grandes pesquisadores do mundo todo”, afirma José de Paula Barros Neto, presidente do IGCL 21 st.

Construção enxuta

Do inglês, “lean manufacturing”, a manufatura enxuta ou Sistema Toyota de Produção é uma metodologia de gestão direcionada na redução de desperdícios tais como: tempo de espera, movimentos e defeitos, etc.

De acordo com Barros Neto, as construtoras cearenses alcançaram prestígio a partir da aplicação da filosofia Lean nos canteiros de obras.

Para ele, o planejamento é um dos principais destaques das empresas que atuam no ramo da construção civil cearense. “A C. Rolim Engenharia é um exemplo disso”.

Durante os sete dias de evento, estão sendo esperadas cerca de 250 pessoas, entre profissionais da construção civil, pesquisadores, estudantes e público em geral.

Fonte:http://www.opovo.com.br/