close
Notícias

Diretoria do Senge-CE toma posse para o triênio 2016-2019

no thumb

Posse Helena 5

Auditório lotado. Um público representativo acompanhou a cerimônia de posse da nova diretoria do Senge-CE, na noite desta quinta-feira, 31 de março de 2016, na Câmara dos Vereadores de Fortaleza.  A Engenheira Agrônoma Maria Helena de Araújo foi eleita como presidente da entidade para o triênio 2016/2019 e para a vice-presidência, a Engenheira Eletricista Thereza Neumann.

Políticos e representantes de entidades locais e nacionais prestigiaram o evento. Entre os presentes, destaque para o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso Pinheiro; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), Victor Frota Pinto; O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU), Odilo Almeida Filho e diretores de diversas entidades como o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará (IBAPE-CE), Clube de Engenharia, Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (ABENC–CE), Instituto HidroAmbiental das Àguas do Brasil (IHAB), além de representantes de Universidades, líderes sindicais e estudantes das diversas engenharias.

Thereza Neumann saudou o público agradecendo de forma especial aos que a acompanharam na empreitada de três mandatos. Ela fez uma síntese das diversas realizações frente ao Senge-CE, destacando as ações de valorização profissional,  direitos trabalhistas, elaboração da Lei da Inspeção Predial para o município de Fortaleza, luta contra o monopólio das concessionárias, garantia de recursos para a implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), incentivo e apoio às energias renováveis, propagação das profissões nas escolas de ensino médio e fundamental através do Projeto “Curtindo a Engenharia” e a criação do Programa Tecnologia no Dia a Dia, todas às quartas-feiras, na Rádio O Povo/CBN que mostra a importância dos profissionais do setor para a sociedade. “Sinto-me feliz e responsável em participar de projetos, discussões e com decisões que contribuam em defesa da engenharia e da sociedade em geral” explicou Thereza Neumann.  Para esse novo desafio, como vice-presidente Thereza reforçou o compromisso e a luta para o Senge-CE continuar avançando com a participação de todos.

No discurso da nova presidente, Helena saudou a todos os presentes. E as palavras foram de continuidade para as principais propostas que estavam sendo desenvolvidas. “Focamos em uma gestão participativa, com a colaboração de todos, e queremos estar presentes nas principais discussões de interesse público, atuar em prol da sociedade, trabalhar pelo fortalecimento das categorias representadas pelo sindicato,com vistas a valorização profissional, além de colocar o Senge-CE na vanguarda de contribuição com propostas que contribuam para o desenvolvimento do país, estado e municípios”, explica.

O programa de ações da nova gestão inclui propostas ligadas às principais lutas de defesa da sociedade nas áreas tecnológicas e ambientais para o desenvolvimento sustentável da região e do país, além do cumprimento do piso salarial, de acordo com a Lei 4950-A, que envolve todas as categorias abrangidas pelo Senge-CE. Ainda, qualificação e formação técnica profissional, ações internas de fortalecimento sindical como campanhas, parcerias e processo de interiorização da entidade, comunicação mais eficaz e atuante, aperfeiçoamento do sistema de informação, modernização e ampliação da infraestrutura e outros.

Helena Araújo ressaltou a importância e a necessidade de incentivar a capacitação e inovação técnica entre os profissionais para que haja uma manutenção dos empregos e a ampliação do mercado de trabalho nessa época de crise. “Outro desafio é trabalhar com os aposentados, que estão fora do mercado, e inserir esse grupo em encontros e discussões para que eles contribuam com os jovens que tem conhecimento acadêmico, mas que não possuem prática e experiência. A nossa gestão também vai incentivar o jovem do ensino médio a optar pela engenharia e outras carreiras tecnológicas. Hoje o Brasil tem deficiência em projetos ,  de infraestrutura, de tecnologia, em vários setores, porque a juventude durante muito tempo foi desmotivada. O Brasil ocupa um dos últimos lugares em desenvolvimento em função do número de profissionais existente na área tecnológica. Isso reflete essa realidade. O  engenheiro tem um papel fundamental na sociedade, pois é considerado o suporte do desenvolvimento tecnológico do país” conclui a nova presidente.

Vinte profissionais compõem a nova diretoria, entre executivos e suplentes, além de membros do conselho fiscal.

As autoridades:

Murilo Celso Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, expressou reconhecimento ao Senge-CE e falou da importância da atuação do Sindicato junto a Federação. Ele falou sobre o cenário social, político e econômico que o Brasil atravessa e o desafio da Engenharia Unida.  “Temos como grande desafio manter a categoria dos engenheiros unida e empenhada em trabalhar para superar essa realidade. E a FNE vem cumprindo seu papel de debater e elaborar propostas para colaborar com a retomada do desenvolvimento. Essas propostas, são factíveis, integram um movimento constante de valorização profissional, em destacar os engenheiros como protagonistas do desenvolvimento” afirmou Murilo.

Também expressando reconhecimento, Victor Frota, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará, falou da importante parceria entre o Crea-Ce e o Senge-CE. “Continuará sendo uma grande gestão com essas duas líderes, Helena e Thereza, conduzido os caminhos do Sindicato e lutando pela valorização profissional que é a bandeira primordial da entidade. É uma grande satisfação acompanhar esse momento já que o Senge-CE é uma entidade que tem uma parcela significativa na plenária do Crea. Continuaremos parceiros do Sindicato dos Engenheiros como sempre fomos e dentro das nossas possibilidades estaremos à disposição para ajudar institucionalmente no que for necessário” declarou Victor Frota.

Outro que prestou homenagens e reconhecimento aos profissionais foi o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Odilo Almeida. “Continuaremos sendo parceiros desta nova gestão para fazer um excelente trabalho pela engenharia e arquitetura do Ceará” declarou Odilo.

O ex-presidente da Câmara Municipal, o vereador Acrísio Sena destacou em seu discurso, a importância da criação da Lei de Inspeção Predial numa parceria entre o Sindicato dos Engenheiros, Crea-CEe  e poder legislativo municipal. “Essa iniciativa foi um marco e um avanço para Fortaleza continuar crescendo. Dessa forma, acreditamos na atuação do Senge-CEe junto com as outras entidades para a organização e defesa dos engenheiros do Ceará e de todo o País.”

Parceria Senge-CE e Universidades

Como uma das mais antigas instituições formadoras de engenheiros, a Universidade Federal do Ceará, foi representada pela diretora do Centro de Tecnologia da instituição, Diana Azevedo. Ela parabenizou a atuação do Senge-CE, principalmente através do Programa Tecnologia no Dia a Dia, de mostrar e fortalecer a importância do profissional da Engenharia para toda a sociedade.

Diversos estudantes também acompanharam a cerimônia. O universitário Gabriel Campelo, representante do Centro Acadêmico de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará, falou das expectativas para a nova gestão. “A presidente Helena sempre teve uma aproximação com os alunos. Acreditamos numa relação forte entre nós e o sindicato para o processo de defesa e fortalecimento da categoria, para garantir a manutenção de diversos direitos trabalhistas. Já que queremos uma engenharia forte e de responsabilidade social” finalizou Gabriel.

Confira a composição completa da nova Diretoria Regional do Senge-CE:

– Presidente: Helena Araújo

– Vice-Presidente: Thereza Neumann

– Secretário Geral: Engenheiro Civil Manuelito Cavalcante Júnior

– Diretora de Administração e Finanças: Engenheira Civil Teodora Ximenes da Silveira

– Diretor de Assuntos Jurídicos e Relações Trabalhistas: Engenheiro Civil José Luiz Lins dos Santos

– Diretor de Comunicação, Marketing e Eventos: Engenheiro Civil Aulio Façanha Antunes

– Diretora de Relações Institucionais e Intersindicais: Engenheira Civil Ana Angélica de Morais Santos Aquino

Posse 5

Posse helena 6

Posse 16

_MG_0187

_MG_0097 (1)

Veja aqui todas as fotos.

Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário