No 27 de julho, o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, data de extrema importância para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de priorizar a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. Nesse contexto, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) destaca a relevância do tema e a responsabilidade de todos na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
A ocasião serve como um alerta para os riscos presentes em diversos setores de atividade, enfatizando a importância de medidas preventivas eficazes. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que, no Brasil, acontecem 70 acidentes desta natureza por hora.
Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é fundamental reforçar o compromisso com a segurança e a saúde dos trabalhadores, promovendo uma cultura de prevenção com adoção de medidas adequadas, além da utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, o que beneficia todos os envolvidos na atividade produtiva.
Investir na prevenção é investir no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, na construção de um país mais responsável e sustentável. Lembrando: O preço da prevenção é sempre menor do que o preço do reparo.