close
Notícias

Dia Nacional da Conservação do Solo: um dever de todos

WhatsApp Image 2021-04-15 at 09.38.43

No dia 15 de abril é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data é uma homenagem ao norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881-1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.

Conservar o solo é fundamental para manter a saúde econômica da sociedade, além da sustentabilidade do planeta, já que é a partir do solo conservado que se pode garantir o acesso à água potável, à produção de alimentos, à regulação do clima, bem como o equilíbrio dos biomas e a sua biodiversidade.

Como explica o engenheiro agrônomo Assis Bezerra Leite, é preciso expertise para cuidar do solo, conhecer suas vocações e seus sinais de doença.

“Assim como em terras para pastoreio, coloca-se uma população animal acima de sua capacidade, denominado como superpastoreio. Irrigação mal feita sem o sistema adequado de drenagem e utilização de terras muito declivosas sem os devidos cuidados são outras causas importantes dos processos degradacionais. Observe a extrema necessidade de que haja uma conservação do solo, para garantir assim o básico para a sobrevivência e o bem-estar da sociedade, pois o uso exacerbado, além de causar a degradação, traz prejuízos econômicos, uma vez que um terreno que se tornou estéril não pode ser mais utilizado para o plantio e pecuária, e assim não gera rendimentos”, pondera Assis.

A responsabilidade em manter um solo preservado é de todos os cidadãos, mas é necessário que sejam instruídos pelas autoridades quais são as ações que devem ser realizadas para que isso seja possível. No Ceará já é possível perceber iniciativas nesse sentido, como expressa Assis:

Clique aqui para ver mapa completo

“Já há várias ações de diferentes órgãos (Universidades, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Ematerce, Institutos de Pesquisas) que estão voltados para a solução do problema da degradação ambiental. Especificamente a Funceme, desde a década de 1990, tem procurado monitorar as áreas do Estado do Ceará degradadas em processos de desertificação, tendo já alcançado resultados significativos. A Funceme está elaborando o Levantamento dos Solos do Estado do Ceará em escala capaz de dar subsídios aos projetos de desenvolvimento agrícola de maneira adequada indicando a vocação e os cuidados necessários para a preservação dos solos; os resultados deste trabalho em breve estarão à disposição das autoridades, agricultores, técnicos e população em geral”, aponta.

Neste dia 15 de abril, o Senge-CE exalta a importância dos profissionais que atuam na preservação do solo e os parabeniza pelo excelente trabalho prestado a toda sociedade.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.