Dia Mundial da Água e do Engenheiro Hídrico: Sâmia Aquino fala sobre a profissão

senge2_10032021

Garantir o bom abastecimento de água e esgoto nas obras é função primordial dos engenheiros hidráulicos. Essas atividades são fundamentais para o bom funcionamento tanto no período de construção quanto na finalização do projeto.

Assim, é imprescindível o acompanhamento de um profissional responsável a fim de garantir o sucesso de um empreendimento. A engenheira Sâmia Aquino explica que características são fundamentais para um engenheiro hidráulico e quais são os desafios em sua rotina.

“Ele deve ser um profissional extremamente confiável, leal, detalhista e perseverante em buscar melhorias no desempenho da função e no trabalho realizado. Sempre com o objetivo de melhorias contínuas. Deve saber entender o problema, indo na sua raiz para achar a solução e simplificação dele”, detalha Aquino.

Sâmia teve seu primeiro contato com a engenharia ainda no berço. Filha de pai engenheiro civil, atuava na área de recursos hídricos, em construção de barragens, adutoras, canais, perímetros de irrigação etc.

“Quanto ao ramo de atuação, deu-se de forma natural e inusitada. Eu não tinha intenção de atuar com Recursos Hídricos, mas recebi um convite para trabalhar nesta área e me apaixonei”, explica.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará segue comprometido com a manutenção das profissões e o incentivo para capacitação e reciclagem dos profissionais da engenharia. Oferecemos cursos e descontos para os sindicalizados, visando corroborar para a qualificação esperada pelo mercado de trabalho.

Neste dia 22 de março, o Senge-CE enaltece e parabeniza todos os engenheiros hídricos do nosso Estado! Esta belíssima profissão é imprescindível para o bem estar da sociedade!