Senge_Dia_internacional_das_engenheiras

Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará luta por salários iguais para homens e mulheres

Já faz tempo que o Tabu de que apenas homens ocupavam cargos na Engenharia acabou. Por muitos anos a profissão foi vista como uma área masculina, com poucos cargos ocupados por mulheres, mas hoje as mulheres atuam fortemente na área e já somam 196.372 profissionais cadastradas no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Para a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará, Teodora Ximenes, as mulheres já garantiram espaço de forma concreta da Engenharia, mas sente falta da equiparação de salários. “Mesmo com o avanço, as mulheres ainda enfrentam um quadro de desigualdade salarial e de falta de condições de trabalho. Os cargos de chefia ainda são ocupados por homens e muitos de nossos direitos não são respeitados”, enfatiza a presidente do Senge-CE.

Para a diretora do sindicato, Juraci Neves Duarte, a maior bandeira encontrada pelas engenheiras em suas carreiras é ascender os postos de comando nas organizações. “Mesmo que algumas tenham assumido altos cargos na gerência e na diretoria das empresas, é rara a presença feminina no topo da hierarquia empresarial.

A participação da mulher na ENGENHARIA está aumentando sim, mas ainda esta longe do ideal”, destacou.

“É triste dizer, mas ainda em 2020, algumas colegas trabalham o dobro, para receber a metade que um engenheiro homem ganharia. Mas mesmo assim, não baixamos a cabeça e percebemos o quanto é gratificante quando nos destacamos e olhamos para trás e sabemos que tudo foi fruto deste esforço e suor diário. Precisamos unir ainda mais a nossa categoria, e por isso, defendemos e lutamos dentro do Senge-CE por condições de trabalho, salários e direitos iguais! Somente assim para irmos cada vez mais longe nas nossas conquistas!”, reforçou a engenheira ambiental Mariana Ximenes, conselheira fiscal do Senge-CE.

CURIOSIDADE

Promovido anualmente no dia 23 de junho, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi criado pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, a data tem tal notoriedade sobretudo, à luta por igualdade de gêneros e expansão do sistema educacional.