Neste dia 26 de outubro é comemorado o Dia do Engenheiro Civil. A especialidade representa mais da metade dos engenheiros registrados no Ceará. Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), são quase 14 mil profissionais habilitados a exercer a função.
Origem de tantos profissionais, 20 instituições de ensino possuem graduação de Engenharia Civil registrados junto ao Crea-CE, o maior volume entre as engenharias. Um dos prováveis motivos para a popularização da profissão é a amplitude de atuação no mercado, assim como a importância, prestígio, e remuneração atrativa.
O engenheiro civil executa atividades que envolvem coordenação, estudo, assistência, vistoria, direção de obra, perícia, execução de desenho técnico relacionado às construções, pistas de rolamentos e aeroportos, estradas, sistemas de transportes, de saneamento e de abastecimento de água; portos, rios, barragens, diques e canais; irrigação e drenagem; pontes e estruturas grandes; seus serviços afins e correlacionados.
Além dessas possibilidades, há profissionais que se especializam em uma área dentro da engenharia civil, como geotecnia, segurança do trabalho, perícia, saneamento básico, georreferenciamento rural, rodovias e transportes, gerência de recursos prediais, engenharia estrutural, engenharia hidráulica, e outras.
Considerando O recente aumento do número de profissionais, tanto na Capital quanto no Interior, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge) vem fortalecendo a busca por valorização da classe e levando mais benefícios dos municípios de todo o Estado.
“Nós estamos fazendo a interiorização do Senge em vários municípios, promovendo um encontro dos profissionais de engenharia, agronomia, tecnólogos e outras modalidades para um momento de capacitação e networking, além de aproximar a entidade desses profissionais”, destaca Vicente de Paulo Melo Lima, presidente em exercício do Senge.
Entre os benefícios que os profissionais podem ter acesso estão convênios com Unimed Fortaleza, Uniodonto, Unifor, Instituto Brasileiro de Educação Contiuada (Inbec), farmácia Pague Menos e Extrafarma, além de escolas, e assessoria jurídica e cursos ofertados pelo próprio sindicato.
Origem do Dia do Engenheiro Civil
O Dia do Engenheiro Civil foi instituído através de lei em 2016. Oficialmente, é nomeado como o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil.
A data foi escolhida em homenagem ao dia em que Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, considerado o padroeiro da construção civil no Brasil, foi beatificado, em 1998 pelo Papa João Paulo II.
Membro da Ordem Franciscana Menor, São Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP), em 1739, e foi assistente de pedreiro e mestre-de-obras, sendo reconhecido como Patrono da Construção Civil e como o primeiro santo do País.
Por 28 anos, trabalhou na edificação do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência (1774 a 1788), atual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz – do que foi também fundador – e da Igreja de Nossa Senhora da Luz (1788 a 1802), cuja fachada também é de sua autoria.
O complexo do Mosteiro da Luz compreende a igreja, o convento das Irmãs Concepcionistas, o túmulo e o memorial de Frei Galvão, entre outras edificações, e foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, além de ser considerado pela prefeitura de São Paulo a mais importante construção arquitetônica colonial paulistana do século XVIII.