close
Infosenge

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é lembrado pelo Senge-CE

11 de janeiro

O Brasil elenca a lista de países que mais consumem agrotóxicos no mundo. Nesta sexta-feira, 11 de janeiro, é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, uma data marcada para lembrar o combate ao uso irregular e a prática criminosa do composto. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), adere a campanha como forma de conscientização da categoria, pela busca de práticas mais sustentáveis em prol da manutenção das lavouras.

 

Vários problemas são causados pelo mau uso do agrotóxico. Levantamento feito em 2017 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz, apontam o uso e o consumo de agrotóxico como responsável por problemas nos rins, cânceres, problemas de fecundidade, e ainda lesões no sistema nervoso, podendo levar a crises de convulsões. Em casos mais graves, pode até matar.

 

Os problemas não estão restritos a quem apenas mantém contato diretamente com o produto. Solos, o ar e até a água podem ser contaminadas pelo composto químico. No ano passado, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Instituto Internacional de Gestão da Água, apontou que o uso de agrotóxicos no campo é responsável em grande parte pela poluição dos mananciais hídricos.

 

E embora sejam utilizados sob o argumento de que favorece o bom rendimento da produção agrícola, muitas vezes os agrotóxicos são responsáveis por contaminar também os alimentos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um terço da comida que consumimos já apresenta agrotóxicos. O Pimentão é o alimento com maior taxa de contaminação, com 91,8%.

 

O Senge-CE defende a atuação de profissionais da agronomia, pautados pela ética e pelo zelo com a saúde pública e da sociedade em geral. A entidade é incentivadora do profundo conhecimento dos males causados pelo mau uso dos agrotóxicos no campo, e por isso, busca sempre orientar a categoria, a levar propostas que possam remodelar as práticas da agricultura familiar, a partir de propostas mais saudáveis e capazes de manter o padrão da produção no campo. 

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário