CURSO DE IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO (PMOC) É REALIZADO EM FORTALEZA.

011019.3

A lei 13.589/ 2018, já em vigor, obriga a manutenção de sistemas de ares-condicionados. Com isso, edifícios de uso público e coletivo, que possuem ambientes climatizados artificialmente, tais como shoppings, escritórios, edifícios comerciais, lojas, bares e baladas estão obrigados a cumprir a Lei. O novo preceito alcança também os ambientes climatizados de uso restrito, como aqueles dos processos produtivos, laboratoriais, hospitalares e outros.

A fiscalização dessa Lei fica a cargo da Vigilância Sanitária que está sendo treinada em todo o Brasil, já a manutenção desses sistemas de condicionamento de ar fica sob a responsabilidade dos engenheiros mecânicos.

O curso já passou por sete estados da federação, no último sábado, 28, aconteceu em Fortaleza a segunda fase da implantação no estado. O conselheiro do Crea- Alagoas, engenheiro mecânico Francisco Medeiros, esteve na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) ministrando o curso de capacitação para os engenheiros mecânicos do estado.

Segundo o Engº Francisco, o curso é uma ótima oportunidade para que a categoria desenvolva suas atividades no mercado de trabalho, visto que os estabelecimentos precisarão dos serviços desses profissionais.

O engº Francisco Medeiros destacou a parceria do Senge-CE para a capacitação desses profissionais, “A disponibilidade do Senge em ceder seu auditório para a segunda fase do curso em PMOC foi de extrema relevância para os engenheiros mecânicos do Ceará. O ambiente precisava ser favorável à elaboração de um levantamento das empresas que se adequam à legislação para que esse parecer fosse entregue à Vigilância Sanitária viabilizando a fiscalização coletiva do órgão,” disse. O SENGE-CE disponibilizou suas salas com ar condicionado e todos os recursos do sistema de multimídia instalados para que o evento resultasse com o melhor sucesso.

Veja abaixo a lista de motivos pelo qual sua empresa deve ficar em dia com o PMOC:

• Obrigatoriedade de adequação à Lei 13.589/2018.
  • Melhoria da qualidade do ar interno, evitando a concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias.
  • Preservação do rendimento e funcionamento adequado do equipamento com a assistência de um engº. Mecânico.
  • Ação preventiva em peças que apresentam desgaste natural, evitando quebras e equipamento parado.
  • Prorrogação da vida útil do equipamento. Sem o PMOC e um plano de manutenção adequado, o tempo de vida útil pode ser reduzido em até 70%.
  • Promoção de melhor qualidade do ar evitando doenças respiratórias e problemas financeiros acarretados por funcionários de licença médica ou possíveis processos por parte de pessoas que sejam afetadas pela má qualidade do ar no edifício.

O Senge-CE tem um compromisso com seus Associados e a Sociedade em geral, de está sempre de portas abertas para receber eventos como este, que impacta diretamente para preservar o bem-estar de todos, com a Engenharia e suas práticas em defesa da sociedade.