Victor_frota
(Fotos: Crea-CE)

Com o intuito de incentivar e estabelecer a comunidade da engenharia e agronomia no Brasil a difundir ideias inovadoras que proponham desenvolvimento no País, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CreaCE) recebeu, na tarde do dia 13, a 4ª reunião do Grupo de Trabalho do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2014), no Plenário engenheiro civil Jaime Câmara Vieira.

O evento foi aberto com a palavra do presidente da autarquia, engenheiro civil Victor Frota Pinto, que ressaltou a sua alegria em receber os representantes do GT Contecc no Conselho. Também mencionou a ideia do Congresso como satisfatória, pois “isto fará com que haja uma interação e uma melhoria na organização da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea)”, além de incentivar os profissionais e estudantes a apresentarem suas idealizações por meio de trabalhos científicos e técnicos.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (Aeac), engenheiro-agrônomo Ésio do Nascimento, parabenizou os idealizadores da reunião por proporcionar uma inovação na Soea, mudando “a nossa visão de que a Semana é apenas um turismo ou encontro de amigos, mas sim, um evento de grande seriedade e aprendizado para profissionais e acadêmicos”.

Contecc
Já o coordenador do Contecc, José Geraldo de Vasconcelos, mostrou pontos fundamentais que definem os objetivos da reunião. Segundo ele, o Congresso veio para alterar as regras as quais os profissionais já estão habituados a 70 anos. A realização e criação do GT vieram depois de propostas e críticas apresentadas junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), onde foi mencionado possibilidades e estratégias de inovação.

Ainda segundo o coordenador, o GT Contecc visa, principalmente, oportunizar a participação ativa de engenheiros que estão na indústria ou no campo, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e empresários do setor, no entanto, não têm a oportunidade de produzir ou apresentar suas ideias por meio de trabalhos científicos ou técnicos.

“Esse projeto é uma ação reflexiva para o nosso trabalho na sociedade e uma forma de fomentar no Sistema Confea/Crea um espaço de difusão e debate permanente da inovação e dos temas relevantes para a Engenharia e a Agronomia, a partir dos conhecimentos científicos, tecnológicos e empresariais gerados nas diferentes áreas temáticas.

Trabalhos
Os trabalhos enviados ao Contecc devem abordar sobre inovação, planejamento urbano, recursos hídricos e energéticos, tecnologias inovadoras na agropecuária, incubação e empreendedorismo, casos de sucesso, ou interação das instituições de ensino com o Sistema Confea/Crea e com as empresas. Esses são os temas definidos pelo GT Contecc.

Os trabalhos técnicos e artigos científicos devem ser enviados por e-mail para aprovação, com data limite para 30 de junho. Os autores dos trabalhos inscritos e aprovados estarão isentos do pagamento de deslocamento e hospedagem na Soea – que acontece de 12 a 15 de agosto, em Teresina-PI – e, ainda, terão a oportunidade de publicar seu projeto nos arquivos do evento.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Crea-CE

Tags : ConteccContecc 2014CreaCrea-CEFortaleza