Crea-CE comemora 80 anos de atuação no Ceará em sessão solene na Fiec

crea

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) comemora nesta quinta (21) 80 anos de atuação no Ceará. A data será celebrada por uma sessão solene no auditório Waldyr Diogo, a partir das 19h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A solenidade contará com a Presença do Presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto.

Em comemoração a data, será feito o lançamento de um livro que conta a história dos 80 anos da instituição, destacando os principais momentos da atuação e do trabalho desenvolvido pelo Crea no Estado.

Presidente do Senge-CE, Thereza Neumann, Victor Frota, Presidente do Crea-CE e Murilo Celso, Presidente da FNE

O evento terá em sua programação a outorga da medalha João Cordeiro e a entrega do Troféu 2015 da instituição, em homenagem a figuras de destaque da engenharia no cenário cearense. Este ano, receberão o troféu o governador do estado do Ceará, engenheiro-agrônomo Camilo Sobreira de Santana, o engenheiro eletricista Jurandir Marães Picanço Junior, o engenheiro civil Hugo Alcântara Mota, o engenheiro civil José Carneiro de Andrade e o engenheiro civil Fernando Borges Moreira Monteiro. As construtoras Beta S/A e a Waldyr Diogo, considerada as duas mais antigas empresas de construção ainda em operação no Ceará, também serão homenageadas.

Ainda no evento, será instalada a Academia Cearense de Engenharia (ACE), da qual o presidente do Crea-CE, Victor Frota, será o homenageado de honra.

A noite inclui, ainda, a homenagem que o Crea-CE prestará ao presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civil José Tadeu da Silva, ao presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema (Mútua), Paulo  Roberto de Queiroz Guimarães, Sistema Fiec, ao Clube de Engenharia do Ceará (CEC), ao engenheiro civil José Osvaldo Pontes, engenheiro-agrônomo, Ary Gadelha de Alencar Araripe, engenheira civil Fernanda Ester Teixeira Lima e engenheira-agrônoma, Maria Vilalba Alves de Macedo.

Marco na história da engenharia

O Crea-CE foi fundado após pouco mais de dois anos da regulamentação da engenharia no Brasil, através do decreto presidencial 23.569 de 11 de dezembro de 1933, por iniciativa de um grupo de líderes engenheiros, o mesmo que instituiu, em 27 de fevereiro de 1934, o Clube de Engenharia do Ceará (CEC), entidade predecessora do conselho cearense.

crea fachada
Atual sede do Crea-CE, na Rua Castroe Silva, no Centro. (Foto: Arquivo Crea-CE)

Intitulado, primeiramente, como Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, pertenceu, a princípio, a 2ª Região (área de abrangência do Sistema Confea/Crea), tendo passado, depois, a sediar a 9ª Região. Por meio de resolução do Confea, então denominado Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a autarquia foi criada em 17 de janeiro de 1936. Após a federalização do Sistema Confea/Crea, o conselho regional passou a ter jurisdição apenas no estado do Ceará.

Em dezembro de 2010, por força de lei federal, a modalidade de arquitetura deixou de integrar o sistema, após 77 anos de participação. Em consequência, o Crea-CE recebeu a nova denominação de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, enquanto o Confea recebeu o nome de Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Em oito décadas, o Crea teve 22 presidentes, tendo sido seu primeiro presidente o engenheiro civil Antônio Urbano de Almeida, da gestão 1936-1939. O dirigente atual, Victor Frota Pinto, está em seu segundo mandato, tendo sido reeleito com mais 60% dos votos em 19 de novembro de 2014.

O primeiro prédio que sediou o conselho cearense está situado na Avenida Imperador, nº 396 – Centro, e o segundo prédio que também sediou a autarquia, está localizado na Rua Paula Rodrigues, n° 304 – Bairro de Fátima, onde funciona, atualmente, o anexo da Polícia Federal. Somente em março de 2008, a atual sede, localizada na Rua Castro e Silva,  81, foi inaugurada, concretizando o projeto da então diretoria da autarquia de contribuir para a recuperação do centro histórico de Fortaleza.

Nova fase

Nos últimos anos, o Crea-CE tem buscado ampliar sua área de atuação e aproximar o conselho da sociedade. Para isso, instalou, nas duas gestões do atual presidente Victor Frota Pinto, mais oito inspetorias em todo estado. Hoje, o conselho conta com 16 inspetorias, um Posto de Atendimento no Eusébio e um Posto Avançado do Crea-CE no Departamento de Estradas e Rodovias (DER), no bairro da Maraponga, na capital.

Com informações do Crea-CE

Tags : 80 anoscearáCrea-CEHomenagemórgãoVictor Frota