Conheça as ações da Unimed Fortaleza no combate à pandemia de Covid-19

WhatsApp Image 2020-05-12 at 10.50.12 (1)

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará, mantem uma forte parceria com a Unimed Fortaleza, com  mais de 4.300 vidas, entre sindicalizados e seus dependentes, que passaram a se beneficiar do plano de saúde. Neste tempo de pandemia, conversamos com o presidente da Unimed, Elias Leite, para saber quais são as ações que vêm sendo tomadas em atenção aos pacientes do plano, no combate à COVID-19.

“Na Unimed Fortaleza, temos tido um aumento no número de internações, o que nos mostra que a situação é ainda muito preocupante e que é preciso que seja mantido o isolamento social. Segundo previsões feitas pelo nosso setor de epidemiologia, com base em estudos estatísticos, ainda não atingimos o pico da doença, que deve chegar por volta do dia 24 ou 25 de maio. Contudo, esse aumento já era esperado, por isso nos antecipamos e nos preparamos para atender nossos clientes da melhor forma possível”, revelou o presidente da Unimed, Elias Leite.

Em relação ao atendimento dos pacientes, inicialmente a Unimed Fortaleza estabeleceu uma padronização dos protocolos e fluxos de atendimentos e de tratamento a usuários com sintomas gripais. Foi reestruturado ainda o atendimento de emergência e pronto atendimento em toda a rede própria, com redesenho dos fluxos nas emergências, destinando áreas específicas para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.

“Para aumentar o número de leitos no Hospital Unimed, foram redirecionados os atendimentos das áreas de obstetrícia, pediatria e alguns procedimentos da oncologia para outras unidades assistenciais da rede própria e credenciada. Foi construído também um hospital de campanha no estacionamento do Hospital Unimed com 44 leitos, já equipados com oxigênio, para uso exclusivo de pacientes em tratamento para Covid-19. Além disso, foram criados mais leitos de UTI. Porém, reforçamos que é ainda essencial que se mantenha o isolamento social para que não haja um aumento desenfreado do número de casos e consequentemente da demanda por atendimento médico”, destacou Elias Leite.

Quanto a contratação de novos profissionais, a Unimed Fortaleza tem feito um redimensionamento e uma readequação e, quando necessário, aumentando o quadro, com mais de 400 novos profissionais já contratados. Além disso, atualmente, quase 700 colaboradores da área administrativa foram direcionados para trabalhar na modalidade home office.
Nas unidades da rede própria, a Unimed Fortaleza realizou várias adequações e medidas para reforçar o atendimento dos pacientes com Covid-19.

Hospital Unimed
• Alterações estruturais na Emergência do Hospital.
• Suspensão de cirurgias eletivas.
• Transferência dos serviços de Obstetrícia para o Hospital Gênesis.
• Redirecionamento dos pacientes internados na Pediatria para o Hospital São Camilo.
• Restrição ao fluxo de visitantes no Hospital Unimed, com objetivo de atender as normas de precaução, restringindo as visitas aos pacientes internados.
• Construção de um Hospital de Campanha com capacidade 44 leitos como forma de aumentar a capacidade estimada de utilização de leitos no Hospital Unimed.
• Redirecionamento do tratamento oncológico do Hospital Unimed para a unidade Pinto Madeira, Clínica Pronutrir e Hospital São Camilo.
Clínicas Unimed
• Readequação do atendimento na rede própria de clínicas. As unidades da Bezerra de Menezes, Oliveira Paiva, Parangaba e Maracanaú funcionam como pronto atendimento sem hora marcada, com o objetivo de apoiar o atendimento à emergência do Hospital Unimed.
• Clínica Bezerra de Menezes: atendimento adulto e pediátrico de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h;• Clínica Oliveira Paiva: atendimento adulto e pediátrico de segunda a sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h;• Clínica Parangaba: atendimento adulto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.• Pronto Atendimento em Maracanaú adulto e pediátrico das 7h às 22h, de domingo a domingo.• Manutenção dos atendimentos considerados indispensáveis, como: seguimento de gestação de alto risco/ final de gravidez e receitas de uso contínuo ou controladas na Clínica Aldeota, localizada na Rua José Vilar.
Laboratórios Unimed
• Suspensão do atendimento eletivo no laboratório do Hospital Unimed Fortaleza.
• Unidade do laboratório da 13 de maio destinada para atendimento exclusivo do Covid-19.
Para os seus clientes, a Unimed Fortaleza criou a Central Coronavírus 24h (0800 940 7800), um canal de atendimento realizado por um médico 100% apto para orientar com as devidas recomendações, além de ter disponibilizado um serviço de telemonitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid–19 realizado pela Medicina Preventiva.
Para a população em geral, a Unimed Fortaleza tem realizado várias ações com foco na conscientização da importância do isolamento social, dos cuidados com higiene e do uso de máscaras por todos. Seguem abaixo algumas dessas iniciativas:
• Criação de um hotsite completo com orientações sobre a Covid-19. O endereço para acesso é: unimedfortaleza.com.br/coronavirus.
• Disponibilização da Roberta, assistente virtual presente no WhatsApp e site, como um canal de informação e tira-dúvidas sobre o coronavírus para toda a população.
• Criação do Informe Unimed Fortaleza no IG TV, programa semanal com os assuntos mais atualizados sobre o coronavírus e atuação da Unimed Fortaleza.
• Veiculação de informe publicitário divulgado em TV aberta, durante horário nobre, com mensagem do Presidente da Unimed Fortaleza e posicionamento da Unimed Fortaleza sobre o atendimento neste momento de pandemia.