Comissão de Minas e Energia divulga debates sobre o setor em outubro

favi

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados publicou as reuniões convocadas para o mês de Outubro. Apesar de ainda poder sofrer alguma alteração ou cancelamento, a princípio, os temas do setor elétrico serão discutidos às quartas-feiras, entre os dias 02 e 23 de outubro, a partir das 11hs, no Plenário 14.

Na primeira quarta-feira de Outubro, 02, a Comissão discutirá as mudanças nas regras para a prestação de atividades acessórias pelas concessionárias e permissionárias de distribuição de energia. Dentre os convidados estão: o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino; o consultor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço Júnior; o diretor-presidente da Federação Nacional de Engenheiros (FNE), Carlos Augusto Kirchner; a representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), Flávia Lefèvre; dentre outros.

Já no dia 09/10, haverá o debate sobre a participação do carvão mineral na matriz energética brasileira. Para este evento, foram convidados o Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann; o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan; e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Luiz Fernando Vianna.

No dia 16, será a apresentação da empresa Nuclebrás Equipamentos Pesados S. A. – NUCLEP à Comissão de Minas e Energia. A empresa brasileira foi responsável por fornecer equipamentos para as usinas nuclear Angra 1, 2. O objetivo da estatal é desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos a usinas nucleares, assim como equipamentos para a construção naval.

E por fim, no dia 23/10, haverá a discussão sobre as regras e o mix de energias que vão integrar o leilão de compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, denominado “A-5”, que acontecerá em dezembro de 2013.

fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br