close
Notícias

Colombianos criam software para evitar deslizamentos de terra

SENGE 1306

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Estudos Ambientais (IDEA) da Colômbia desenvolveu um programa que mede em tempo real a saturação de água durante a chuva. Segundo o El Espectador, os desenvolvedores otimizaram um indicador chamado “A25”, a fim de conhecer o risco que pode causar uma chuva na cidade de Manizales.

Os cientistas instalaram 15 estações de monitoramento distribuídas em pontos estratégicos da cidade. “Queremos que os alarmes sejam mais específicos e não gerem um alerta para toda a cidade, por isso estamos atualizando e setorizando as estações de monitoramento”, explicou Antonio Castillo, aluno do Mestrado em Recursos Hídricos.

Sensores em toda a cidade

Estas estações foram colocadas usando a metodologia dos polígonos de Thiessen (uma construção geométrica que permite a divisão de subconjuntos) e conseguiram cobrir todo o perímetro urbano. No total, a rede é composta por 13 estações de monitoramento meteorológico, uma estação hidrometeorológica e uma central, conectadas ao Sistema de Alerta Antecipado (SAT).

As estações possuem sensores de chuva, vento, temperatura, pressão atmosférica e um sistema de comunicação que se conecta com a estação central, localizada na Universidade Nacional da Colômbia (Sede Manizales) e envia relatórios a cada 5 minutos. 

Da mesma forma, os desenvolvedores analisam as chuvas dos últimos 25 dias para determinar os alertas, que podem ser: amarelo (quando chega a 200 ml), laranja (se exceder 300 ml) e vermelho (se atingir o 400 ml). Este último nível é o mais perigoso de todos.

A ciência colombiana está passando por um bom momento. No início deste ano, a criação do Ministério da Ciência tornou-se oficial e, há apenas alguns dias, uma equipe de estudantes colombianos derrotou o Japão em um torneio robótico pela primeira vez.

Fonte: Engenharia é.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário