close
Educação

CNPq está com inscrições abertas para seleção das Bolsas

no thumb

Logomarca CNPqO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) está com inscrições abertas para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo de inscrição vai até o dia 14 de agosto.

As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet, até às 23h59, pela internet. Podem se inscrever professores doutores. Recomenda-se o envio com antecedência, uma vez que o CNPq não se responsabiliza por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos.

Produtividade em Pesquisa

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A  é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.

Desenvolvimento Tecnológico

As bolsas DT tem como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A  é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.

Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário