Circuito de lives marca Semana de Engenharia do Senge-CE

live1

Teodora Ximenes, Presidente do SENGE – CE

De 7 a 11 de dezembro, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) promoveu a Semana da Engenharia, com lives exclusivas que contaram com a presença dos diretores do sindicato convidando grandes profissionais da categoria para uma conversa desvendando os grandes desafios da engenharia nos dias de hoje.

No primeiro dia, a presidente do Senge-CE, Teodora Ximenes, falou sobre a programação da semana e agradeceu a todos os sindicalizados pela confiança neste ano de gestão. “Devido à pandemia da covid-19, nossa Semana de Engenharia neste ano seguirá todos os protocolos de saúde pública no formato de lives. É uma forma de lembrarmos também o dia 11 de dezembro, em que é comemorado o dia do engenheiro”, enfatizou Teodora.

No dia 8, o engenheiro e diretor de comunicação do Senge-CE, Áulio Antunes, conversou na live com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Unimed Fortaleza, Valderiz Brasileiro Neto. Segundo Valderiz, um dos principais desafios da profissão é a educação em Segurança do Trabalho. “Ao longo da jornada profissional, o engenheiro de Segurança irá deparar com diversas empresas em que a cultura de segurança é bem baixa ou inexistente, ficando a cargo dele e de sua equipe desenvolver e fomentar essa cultura nas diversas formas dentro da empresa”, relatou Valderiz.

Já na quinta (10), o engenheiro e diretor secretário do Senge-CE, Manuelito Cavalcante, convidou a secretária Municipal de Infraestrutura (Seinf) e engenheira civil, Manuela Nogueira, para live com o tema “Mulheres na Engenharia: desafios e conquistas”. Pós-graduada em Construção Civil, Tecnologia e Qualidade da Construção; Gestão de Obras e Engenharia; e Avaliações e Perícias de Engenharia, Manuela integra a Seinf desde 2013, quando ocupava o cargo de coordenadora de Projetos.

Em 2016, Manuela recebeu o convite para gerir a Pasta, sendo responsável por coordenar e executar algumas das mais importantes obras da capital cearense, muitas delas, relacionadas ao fomento do turismo na cidade. Manuela é a primeira mulher a assumir a secretaria. “Ser a primeira mulher secretária de Infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza me fez, ainda mais, assumir o meu papel de mulher líder. Hoje, não temos só a Secretaria da Infraestrutura em si, tem, também, a responsabilidade sobre todas as obras que estão na pasta da Infraestrutura. Além de tudo, existe o papel de mostrar, de provar e de deixar claro a todos que a mulher tem tanta capacidade, ou mais, do que qualquer homem, e que não existe essa distinção entre homem e mulher. Quando as pessoas se destinam, estudam e querem fazer o seu melhor, elas podem assumir e chegar aonde quiserem”, orgulha-se Manuela.

Na sexta-feira (11), Dia do Engenheiro, a presidente do Senge-CE, Teodora Ximenes, convidou a engenheira civil e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nadja Dutra, para tratar sobre o Banco de Oportunidade Profissional (BOP) e Inspeção Predial.

Segundo Nadja, com prédios que passam de 40 anos em Fortaleza, o tema inspeção predial é de suma importância na garantia de segurança mínima dos moradores. “A inspeção predial é fundamental para garantir a qualidade das edificações e, mais importante, para preservar a vida das pessoas. Os gestores públicos e as demais pessoas, por falta de informações técnicas, acreditam que os imóveis e as obras públicas têm vida infinita. Isso é um erro que resulta em acidentes periódicos, com perdas econômicas, e muitos deles com vítimas fatais. A Lei de Inspeção Predial, proposta inicialmente pelo Senge-CE, está paralisada. Alguns responsabilizam a Prefeitura de Fortaleza por esta paralisação, outros reclamam que o Crea-CE tomou a responsabilidade a si, mas não deu conta do recado. Os síndicos reclamam do pseudoalto custo dos serviços cobrados pelos engenheiros”, finalizou Nadja.