Os cientistas norte americanos desenvolveram uma maneira mais eficaz e ecologicamente correta de reciclar plásticos descartáveis que poderia ajudar a proteger os oceanos contra detritos plásticos, impulsionando o mercado de plásticos reciclados.
PET é um material forte, leve e resistente à água, amplamente utilizado em garrafas de bebidas, roupas e tapetes. É reciclável, mas tende a ter um valor menor que o original e só pode ser reproduzido uma ou duas vezes. O novo processo “recicla” o PET em materiais compostos de alto valor e duradouros que seriam usados em autopeças, lâminas de turbinas eólicas ou pranchas de surfe, disse Beckham.
Embora ainda em fase de testes, os pesquisadores previram que o produto composto exigiria 57% menos energia do que o atual processo de reciclagem e emitiria 40% menos gases do efeito estufa do que a produção padrão de plásticos. No entanto, os pesquisadores ainda precisam testar o processo de escalabilidade para determinar o quão bem ele poderia funcionar em um ambiente de produção, de acordo com o estudo.
(Fonte: Engenharia é)