close
Notícias

HOMENAGEM DO SENGE-CE NO DIA DOS PAIS: ENGENHARIA ENTRE GERAÇÕES

pai-e-filho
Em comemoração a esta data tão especial, o Senge-CE vem homenagear todos os pais. Representando todos os pais engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e arquitetos, celebramos essa linda experiência de pais, profissionais e seres humanos ímpares, do Dr. Hugo e do Dr. Joaquim.
 
Como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Dr. Hugo Mota (que também é engenheiro e projetista de estruturas) foi responsável pela formação de dezenas de profissionais que hoje atuam na engenharia civil. Mas há um dos seus alunos que começou a aprender ainda muito cedo, acompanhando os trabalhos e as realizações do homem que tantos chamam de mestre, e ele chama de pai.
Dr. Joaquim Mota, hoje também engenheiro, projetista e professor da UFC, lembra que começou a admirar o trabalho do pai ainda durante a infância. “Recordo-me de, com 5 ou 6 anos, passar horas com um brinquedo de montar máquinas e estruturas com peças metálicas e parafusos que meu pai trouxe da Alemanha”, ele conta, assumindo que na época não conseguia entender a complexidade do trabalho do Dr. Hugo, mas estava sempre presente. “Não houve cobrança alguma por parte do meu pai para que eu seguisse pela engenharia, mas provavelmente havia uma torcida velada”, diz o Dr. Joaquim, que, já mais velho, escolheu estudar no curso e na universidade em que o pai lecionava.
Já o Dr. Hugo acredita que a influência entre pai e filho é consequência do exemplo. “O Joaquim sempre acompanhou a minha atividade como professor e como engenheiro de estruturas”, lembra ele. Tanto é que, logo depois da graduação universitária, o Dr. Joaquim trabalhou em grandes projetos ao lado do pai, como nas obras do Aeroporto Internacional Pinto Martins em 1989, que marcou a transição definitiva para plataformas digitais na geração de pranchas de projetos no escritório.

Hoje, Dr. Hugo, com 87 anos de vida e 63 de profissão, vê uma terceira geração da família se consolidando na engenharia. Hugo Campelo Mota, filho do Dr. Joaquim e neto do Dr. Hugo, já trabalha na área há 9 anos, além de também ser professor, como o pai e o avô. Joaquim comemora: “Temos, hoje, a rara felicidade e a bênção de vivenciar no escritório uma situação de trabalho com três gerações de engenheiros com descendência direta, pai, filho e neto”. Situação que também alegra ao Dr. Hugo: “Isso é importantíssimo, inclusive porque dá continuidade ao trabalho”.
Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário