Ceará prevê US$ 10 bi de investimentos em hidrogênio verde no Pecém

fbace6de-complexo-do-pecem-no-ceara-pode-se-tornar-hub-de-hidrogenio-verde

Nos próximos dias, a mineradora australiana Fortescue deverá assinar um memorando de entendimento com o governo do Ceará para construção de um planta de hidrogênio verde no estado.

O novo projeto, junto ao anunciado em março pela também australiana Enegix Energy, somará mais de US$ 10 bilhões de investimentos previstos no hub de hidrogênio verde do Porto do Pecém, segundo informações do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior.

A partir dos memorandos, as empresas passam a analisar a viabilidade dos projetos.

O governo do Ceará busca parcerias para o desenvolvimento de uma cadeia de valor para o hidrogênio verde, se antecipando ao lançamento do Programa Nacional do Hidrogêniocujas diretrizes estão em fase de definição pelo governo federal.

A elaboração do programa foi aprovada em abril pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a proposta de ser publicada no fim de junho.

Fonte: epbr