destaque

Ceará 2050: Conheça mais sobre a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Ceará

ceará 2050

Uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Universidade Federal do Ceará, através da Fundação ASTEF, a Plataforma Ceará 2050 renova esperanças em um futuro melhor, construído coletivamente com base no diálogo, na liberdade de opinião e na responsabilidade pública. A ideia parte da constatação de que, apesar dos esforços de sucessivos governos cearenses comprometidos com a boa governança, o Estado do Ceará precisa avançar de forma mais acelerada para atender as crescentes demandas sociais.

A Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 tem o objetivo de traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico estadual nas próximas três décadas e atender, de forma mais eficiente, às expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais – saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda. Pensar o futuro do Ceará em curto, médio e longo prazo. Ao final da sua elaboração, em dezembro deste ano, um portfólio de projetos contemplará ações que se iniciam em 2019 e seguem ao horizonte de 2050.

Governos, entidades privadas, academia, movimentos sociais e sociedade civil estão convidados para um pacto pelo planejamento do estado que queremos ter até 2050. Nossa missão é discutir os próximos 30 anos numa perspectiva de promover o desenvolvimento econômico, social, territorial, institucional e ambiental.

Coordenadores

A coordenação do Ceará 2050 é formada por cinco membros, tendo na coordenação geral o engenheiro José de Paula Barros Neto, presidente da Astef e professor doutor da UFC. O engenheiro químico Expedito Parente Jr, o engenheiro e professor Antonio Miranda, ex-presidente da Cagece, o economista Lima Matos, ex-secretário da fazenda do Ceará e o arquiteto e urbanista Airton Montenegro ocupam as demais coordenações, num conselho gestor que dialoga diretamente com uma equipe de igual tamanho formada na Secretaria de Planejamento do Estado.

Participação e informação

Mecanismos de participação e engajamento estão sendo discutidos no âmbito do projeto. Em breve, site, páginas nas redes sociais e outros canais de comunicação apresentarão à sociedade as possibilidades de informação, interação e participação na plataforma. O valor desta proposta está justamente neste aspecto, ter a sociedade como protagonista de seu futuro, desde o planejamento até a cobrança da realização do plano ao longo dos seus 30 anos de implementação.

Fases da elaboração da Plataforma Ceará 2050

Diagnóstico

Momento de Identificação das problemáticas e dos pontos fortes do presente e dos últimos 30 anos, e as influências que trouxeram ao desenvolvimento do Estado.

Análise da ambiência externa e construção de cenários

Olhar o entorno através de estudos de algumas soluções testadas em outros estados e países é a premissa inicial desta fase. Ao mesmo tempo, analisa e explora o conhecimento sobre tendências da economia, governos, sociedade e meio ambiente no horizonte de 2050. Assim, prospecta cenários futuros, a partir de temas estratégicos para o estado.

Elaboração da visão de futuro e objetivos estratégicos

Esta etapa olha a realidade apresentada pelo diagnóstico, soma às possibilidades encontradas nos cenários projetados e, com a visão e a participação da população, desenha o futuro desejado para o Ceará e o cearense.

Concepção de projetos estratégicos

Como vamos chegar lá?

A resposta está em ações estratégicas que indicarão os caminhos, inclusive orçamentários, para que o que foi elaborado anteriormente possa ser efetivado de 2018 a 2050.

Consolidação e lançamento da Plataforma

Será traçado ainda, um modelo de gestão e governança da Plataforma e realizado o seu lançamento em um evento público.