close
destaqueInfosenge

Cabo submarino com capacidade de 40Tb vai interligar internet do Brasil com a Europa

CABO SUBMARINO – CAPA

O Brasil e a Europa vão ser interligados por um novo cabo submarino de fibra óptica com capacidade de 40 terabytes (TB) por segundo.

Atualmente o Brasil tem um cabo submarino que liga o território brasileiro à Europa, denominado Atlantis 2. Esse cabo tem uma capacidade de apenas 20 gigabytes (GB) – 2.000 vezes menos do que a capacidade do novo cabo -, não atendendo ao gigantesco desenvolvimento de transmissão de dados nos últimos anos.

A União Europeia já disponibilizou US$ 30 milhões para o início da implantação do projeto, segundo informação de Carlos Oliveira, ministro-conselheiro para o mercado digital da União Europeia.

O investimento total a ser aplicado no cabo submarino ainda não é conhecido porque o cálculo depende de um detalhamento que está em análise por um consórcio de empresas, que inclui a brasileira Telebras. Ao final, um consórcio internacional de bancos vai financiar toda a operação.

Caminho mais longo

Em decorrência da deficiência nas comunicações com a Europa, o Brasil é obrigado atualmente a utilizar os cabos submarinos que ligam o território brasileiro aos Estados Unidos para transmitir dados internacionais e de lá é que esses dados são retransmitidos para outras partes do mundo, inclusive a Europa.

Os Estados Unidos hoje são um hub, ou seja, um centro armazenador e distribuir de dados brasileiros. De acordo com especialistas, o novo cabo submarino proporcionará praticidade e redução de custos para a transmissão de dados do Brasil para o continente europeu.

Carlos Oliveira disse que o projeto se destina a beneficiar primordialmente a rede de institutos de pesquisas e universidades do Brasil e do exterior, a chamada internet acadêmica.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário