BRT da Aguanambi deve ser entregue até julho deste ano.

16032018.1

Com meta de beneficiar até 56 mil pessoas diariamente, a Prefeitura de Fortaleza estima concluir e começar a operar o 2º BRT da cidade, localizado na Av. Aguanambi, até o fim do primeiro semestre deste ano, logo após a entrega das obras de requalificação da via, previsto para o mês de abril. A informação foi dada pelo prefeito Roberto Cláudio, ontem, durante anúncio das novas ações e tecnologias para priorização do transporte público da Capital.

O projeto contempla 1,8 km de faixas exclusivas em cada sentido da Avenida e no canteiro central, compreendendo o trecho da rotatória da Av. Eduardo Girão até a Av. Domingos Olímpio. Contando com quatro estações e recebendo a demanda de até 70 ônibus distribuídos em oito linhas, o BRT Aguanambi é o primeiro trecho de um corredor exclusivo que deve ligar o Terminal de Messejana até a praça Coração de Jesus, no Centro.

Novas faixas exclusivas de ônibus estão previstas para os bairros Maraponga e Centro. Até o fim de abril, conforme a Pasta, deve ser entregue a faixa da Av. Godofredo Maciel, total de 7,6 km compreendidos entre as avenidas Presidente Costa e Silva e Germano Franck.

Já no centro, segue em estudo a implantação de mais 8,2 km de faixas exclusivas, distribuídas na Av. Duque de Caxias e nas ruas João Moreira, Castro e Silva e Senador Pompeu, o que deve, além de otimizar a mobilidade, gerar um incremento no comércio. “Quanto maior for a rapidez e a comodidade do transporte público no Centro maior o efeito positivo para o comercio e a economia local”, disse o prefeito.

Está previsto, ainda, a implantação de cerca de 12 km de faixas exclusivas na BR-116, aguardando a finalização do processo de municipalização da rodovia.

Miniterminais

O projeto dos miniterminais de ônibus, anunciados no início do mês para serem implantados na Avenida Washington Soares e no bairro José Walter, será expandido para mais duas regiões: a Barra do Ceará e o Centro. Segundo o prefeito, a iniciativa visa uma descentralização do serviço, atendendo áreas distantes dos nove terminais de ônibus já existentes, além de incentivar a integração e reduzir o tempo de viagem dos passageiros. “Os terminais foram pensados há cerca de 25 anos, em uma cidade que espacialmente tinha uma outra ocupação e hoje as pessoas quando fazem a integração nos terminais fazem muito o trajeto negativo, na contramão, perdendo tempo. Se tivessem outro terminal no seu caminho seria muito mais rápido seu trajeto de casa para o trabalho”, ressalta.

Apesar de menores, os miniterminais serão equipados com câmeras de videomonitoramento, coberturas, banheiros, pequenos comércios, pontos de recarga do Bilhete Único, além da presença da Guarda Municipal. O cronograma prevê a entrega dos equipamentos do José Walter e da Av. Washington Soares em dezembro deste ano, o da Barra do Ceará em julho de 2019 e o do Centro em dezembro de 2019.

Meu ônibus

A prefeitura anunciou, também, a nova versão do aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, com atualização dos pontos de parada, a consulta por veículos acessíveis e a possibilidade de realizar a recarga online do Bilhete Único.

O prefeito Roberto Claudio informou estar em processo de licitação o modelo de linha de ônibus turística. As propostas recebidas pelas empresas seguem em análise pela Comissão de Licitação de Fortaleza (CLFor). Até o fim de abril, conforme a Pasta, também será dada a ordem de serviço para reativação da linha especial de ônibus que vai ligar o Aeroporto Internacional Pinto Martins à rede Hoteleira.

Serão dois veículos operando na frequência de trinta minutos entre cada viagem, passando pela Av. Senador Carlos Jereissati, BR-116, chegando na Av. Aguanambi e Av. Dom Manuel, concluindo na Av. Historiador Raimundo Girão, Av. Beira Mar e Av. Abolição.

Fonte: Diário do Nordeste