Brasileiro apresenta pela primeira vez no país robô para teleconferência

SENGE 2603 2 (1)

Há mais de 20 anos nos EUA, o carioca Marcio Macedo está à frente de um projeto nascido na iRobot, empresa conhecida pelo aspirador de pó Roomba. Cofundador da AVA Robotics, ele é um dos responsáveis pelo robô de telepresença AVA 500, que será demonstrado pela primeira vez no Brasil durante o seminário “Tecnologia e o Futuro da Humanidade”, que o Instituto New Law promove na quarta-feira, em São Paulo.

O AVA 500 é um robô de telepresença: uma tela de videoconferência num totem equipado com rodas. Ele foi desenvolvido pela iRobot, mas agora é comercializado pela AVA Robotics, que cobra aluguel mensal de US$ 1 mil pela máquina. À distância, o operador consegue ver, ouvir, falar e se movimentar. Há aplicações na telemedicina, na recepção de clientes e, no futuro, a tendência é que ganhe funções autônomas e possa operar como um funcionário numa empresa.

Veterano na indústria da robótica, Macedo prevê que robôs como o AVA 500 substituirão algumas funções humanas, como a de concierge em hotéis e em rondas de segurança. Com inteligência artificial, eles irão interagir, de forma autônoma, com as pessoas, oferecendo uma série de serviços.

– Mas não serão humanoides caminhando por aí, conversando com as pessoas como se fossem seres humanos – afirma Macedo.

Baseada em Cambridge, Massachusetts, a AVA Robotics tem como “vizinhas” empresas que lideram a revolução dos robôs, oferecendo aplicações práticas para essas máquinas. É em Boston e arredores, no entorno da Universidade Harvard e do MIT, que companhias estão desenvolvendo máquinas úteis aos consumidores finais.

A iRobot é o maior exemplo. Dela, surgiram a AVA Robotics, voltada para aplicações comerciais, e a Endeavor Robotics, de aplicações militares. Também está instalada na região a Boston Dynamics, uma das mais avançadas no desenvolvimento dessas máquinas.

– Historicamente, os japoneses lideraram o setor, mas não criaram aplicações comerciais. Isso está mudando.

(Fonte: O Globo)