close
copy23

A 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) de 6 a 17 de novembro,  em Bonn, na Alemanha, terá um Espaço Brasil com representantes de órgãos públicos, do setor privado, da academia e da sociedade civil, de acordo com informação divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O principal objetivo da COP 23 será avançar na regulamentação do Acordo de Paris,  que foi concluído em dezembro de 2015, na COP 21, visando“manter o aumento da temperatura média global bem abaixo dos 2 °C acima dos níveis pré-industriais e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C”. A meta de corte de emissões brasileira, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) é reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030 – ambos em comparação a 2005. Como forma de alcançar o objetivo, a NDC brasileira propõe, entre outras coisas, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira.

Saiba mais

Confira os principais termos para entender a COP 23:

UNFCCC – A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) foi criada como um dos resultados da Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada há 25 anos no Rio de Janeiro. A UNFCCC reúne, hoje, mais de 190 países signatários que atuam com foco em medidas para mitigar a mudança do clima e se adaptar a ela.

COP – A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da UNFCCC. Todos os anos, representantes dos países signatários reúnem-se, na COP, para adotar medidas e acompanhar o andamento dos acordos estabelecidos anteriormente. A cada ano, a reunião ocorre em uma cidade diferente. A 23ª edição da COP será realizada em Bonn, onde fica a sede da UNFCCC. A presidência da COP 23 será exercida pela República das Ilhas Fiji.

NDC – As Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) representam o compromisso dos signatários da UNFCCC com a redução de emissões de gases de efeito estufa em seus próprios territórios. Ao longo do processo de conclusão do Acordo de Paris, cada país apresentou a sua meta com percentuais de corte de emissões, prazos e ações para atingi-los.

Com informações do MMA

 

Fonte: Federação Nacional dos Engenheiros (FNE)

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário