Boletos com data de 28/02 podem ser pagos até segunda-feira sem juros

Boleto com vencimento em 28/02 pode ser pago até segunda-feira

O QUE É

A contribuição Sindical (ou Imposto Sindical) é um imposto federal obrigatório, recolhido anualmente e previsto nos artigos 578 a 610 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A legislação estabelece o valor de um dia de trabalho por ano. O vencimento é sempre no último dia útil de fevereiro. Para evitar o desconto em folha, o profissional deve pagar o boleto enviado pelo Senge-CEou, caso não receba, retirar a guia pelo site www.sengece.com.br ou ainda solicitar por e-mail, telefone ou Facebook o boleto que pode ser pago em toda a rede bancária, caixas eletrônicos, internet ou casas lotéricas.

QUEM DEVE PAGAR?

O Imposto Sindical deve ser pago por todos os profissionais, empregados ou autônomos, independente de serem ou não associados ao Senge-CE. No caso do profissional empregado, deve apresentar a guia quitada no Recursos Humanos da empresa onde trabalha, em tempo hábil, para evitar o desconto de 1/30 do salário na folha de março. Profissionais recém formados ainda não inseridos no mercado ou desempregados não precisam pagar até que estejam trabalhando em suas áreas.

QUE CATEGORIAS DEVEM RECOLHER A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARA O SENGE-CE?

De acordo com o Estatuto do Senge-CE, as categorias contempladas são: Engenheiros, Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Arquitetos e Tecnólogos, empregados ou autônomos.

PARA ONDE VAI A MINHA CONTRIBUIÇÃO?

Conforme estabelece a Lei 11.648, de 31/03/2008, a contribuição sindical dos engenheiros no Estado do Ceará tem a seguinte distribuição:

5% para a confederação;

10% para a central Sindical;

10%  para a Conta Especial Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego.

15% para a federação; e

60% para o sindicato;
PARA QUE SERVE?

A Contribuição Sindical tem o objetivo de custear as atividades sindicais. Já os recursos destinados ao MTE fazem parte do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

ATENÇÂO PROFISSIONAIS!!

Boleto com a data de sábado, 28/02, poderá ser pago até a segunda-feira, 02/03, sem juros. Após essa data, a guia ainda poderá ser retirada no site, mas o valor estará corrigido com multa e juros, conforme previsto na CLT.

Temporario

O Autor Temporario