Bilionário constrói maior prédio de madeira do mundo à prova de fogo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Mjøstårnet: maior prédio de madeira do mundo foi inaugurado na Noruega

No início de 2022, a maior edificação do mundo de madeira foi inaugurada na Noruega. São mais de 85 metros de altura, duas vezes maior que o Cristo Redentor. Segundo os idealizadores, a ideia é apresentar um modelo de construção sustentável feito com materiais renováveis e com menos recursos para transportar e transformar metais e cimento. Chamado de Mjøstårnet, o prédio tem 18 andares, 72 quartos de hotel e salas comerciais e residenciais. É o terceiro prédio mais alto da Noruega, país com poucos arranha-céus. É feito com madeira de 18 mil pinheiros de reflorestamento da região, a 140 km da capital Oslo, e da vizinha Suécia, para encurtar as emissões causadas pelo transporte de longas distâncias por navios e caminhões. Foram mais de seis anos entre o primeiro esboço e a inauguração do prédio de madeira.

Ainda faltam dados para precisar o quão sustentável é o Mjøstårnet em relação a um prédio convencional. O principal argumento do investidor bilionário hoteleiro norueguês Arthur Buchardt é, justamente, se opor aos dados de emissões conhecidos da construção civil convencional. Segundo um artigo da Nature de 2021, 8% de todas as emissões globais de poluentes atmosféricos são emitidos só pela indústria de cimento. No mundo todo, são 30 bilhões de toneladas de concretos usados anualmente, três vezes a mais do volume usado há quatro décadas. De acordo com estudos, 600 quilos de dióxido de carbono são emitidos a cada uma tonelada de cimento. Além disso, o crescimento dos centros urbanos pode acabar com a areia do mundo. A madeira mais usada é a “glulam” (ou mlc, em português), uma madeira laminada impermeabilizada com cola industrial, mais maleável e usada em colunas e ligações, e a CLT, um tipo de madeira com ripas mais longas usadas para construir pavimentos e paredes extensas. As construções de madeiras causam desconfiança por um motivo importante: o fogo. Países da Europa restringiram ou proibiram madeira em construções após incêndios devastadores, como o Grande Incêndio de Londres, em 1666. A Noruega teve a própria versão do desastre: a cidade de Ålesund, com muitas casas de madeira, foi destruída por um incêndio em 1904.

Mjøstårnet: maior prédio do mundo em madeira

Em 2016, as colunas do Mjøstårnet foram incendiadas e a análise concluiu que a madeira, apesar de chamuscada e enrugada, queimou apenas 2 centímetros da primeira camada de proteção e manteve seu interior intacto. Segundo os parâmetros da Noruega, a estrutura é considerada segura por resistir a mais de duas horas de fogo ininterrupto sem ceder durante os testes. Para a vida real, saídas de emergência, extintores e paredes forradas com gesso foram instalados contra chamas, como qualquer outro prédio convencional. 100% sustentável? Na prática, embora funcional, os desenvolvedores classificam o Mjøstårnet como um portfólio para o trabalho de arquitetos, engenheiros e investidores diante de restrições futuras às emissões da construção civil. Por ora, ainda é um investimento caro.

100% sustentável?

 

Visão interna do Mjøstårnet, maior prédio do mundo feito em madeira

O Mjøstårnet custou US$ 113 milhões de dólares, ou cerca de R$ 580 milhões, o que, de acordo com uma publicação norte-americana, é 11% mais caro do que um prédio nos mesmos moldes feito de concreto e aço. A Noruega tem uma tradição de reflorestamento ensinada desde a escola e, como no Brasil, as construtoras norueguesas são obrigadas a compensar os danos ambientais com o plantio de novas árvores. Nem todos os países possuem reservas de pinheiros. Caso um investidor estrangeiro, de um país sem estoque de árvores, replique o prédio fora da Noruega e Suécia, as emissões com o importação de madeira desafiara a proposta sustentável de usar recursos locais. “Madeira é o único material renovável no mundo”, afirma o porta-voz Magne Vikøren para Ecoa, repetindo o posicionamento oficial da administração do prédio. Segundo ele, o plantio mantém a regeneração de áreas verdes, que são responsáveis por diminuir a poluição atmosférica.

Curso operacional GNSS RTK

Tenho interesse em me associar

Sendo um associado Senge-CE você tem descontos, cursos especializados para a sua área e outros benefícios feitos especialmente para você.

Colégio Adventista

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), reforça seu compromisso em cuidar dos interesses de seus associados e tem parceria estabelecida com o tradicional Colégio Adventista. Filiados e funcionários têm acesso ao desconto de 25% nas mensalidades de 2021.

No Brasil, há 512 instituições adventistas de ensino, incluindo 7 de educação superior e 15 internatos. A filosofia adventista é fundamentada por sólidos princípios e valores, existentes há mais de 120 anos.

Para conhecer mais sobre a escola e os serviços oferecidos, confira o site: www,paulocesaraf.educacaoadventista.org.br

Remanso Hotel de Serra - Guaramiranga-CE

Uma ótima oportunidade de conhecer a Suíça no Ceará, o Hotel Remanso de Serra fica localizado em Guaramiranga a, mais ou menos, 110 quilômetros de Fortaleza. Rico pela natureza que o cerca, o hotel garante uma bela vista, além do contato direto com o mundo verde. Além de Wi-Fi e estacionamento gratuito, através do SENGE-CE, o seu valor pago na hospedagem é revestido em consumação. Aproveite para levar a sua família e relaxar ao som do vento e apreciação da Serra de Guaramiranga.

Contato: (85) 3231-7088 |Endereço: Sítio Remanso, s/n Zona rural, Guaramiranga – CE, 62766-000.

Hotel Vale das Nuvens - Guaramiranga-CE

O Hotel Vale das Nuvens está localizado ao topo de uma montanha, a 2,5km da cidade de Guaramiranga e a 110km da capital cearense, Fortaleza. Localiza-se a 870 metros de altitude em relação ao nível do mar, garantindo aos visitantes um excelente clima, que muitas vezes atinge 12ºC à noite. A bela vista panorâmica das cidades de Baturité, Aracoiaba e Redenção também é uma das muitas particularidades do hotel. O valor do desconto para associados é de 10% em finais de semana e 20% durante a semana.

Contato:
seg – sex | 8h às 18h – (85) 4042 3111 ou (85) 98188-5512 – Whatsapp
seg – dom | 24h – (85) 99635 1767 – TIM ou (85) 98563-6882 – OI
Endereço: Sítio São Francisco, S/N – Guaramiranga, CE.

E-mail: reservas@valedasnuvens.com.br

INBEC - Instituto Brasileiro de Educação Continuada

A parceria entre o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec) e o Senge-CE concede descontos para aquisição dos serviços educacionais oferecidos: Cursos de especialização e MBA, 10% (dez por cento) no valor da parcela do curso, desde que o pagamento seja efetuado até o vencimento. Para cursos de extensão, aprimoramento ou aperfeiçoamento profissional, ministrados pela entidade, o desconto é de 15% (quinze por cento) no valor do curso, desde que o pagamento seja efetuado até o vencimento.
Além dos descontos mencionados, o Inbec também irá conceder uma bolsa com 50% de desconto para cada curso apoiado pelo Senge-CE. Os associados que desejam saber como adquirir o benefício podem entrar em contato com a secretaria do Senge-CE ou através do site do Inbec.

Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856 | E-mail: fortaleza@inbec.com.br | Site: https://www.inbec.com.br/

Parceria Unifor

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) firmou um convênio de cooperação com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para proporcionar descontos em graduação e pós-graduação aos seus associados, funcionários e dependentes (pais, filhos, cônjuges e irmãos), a condição é exclusiva para novos alunos. O abatimento nos valores podem chegar até a 40%, dependendo do curso e turno escolhido.

A iniciativa do Senge-CE é mais um exemplo dos esforços da entidade em prol de seus associados, sempre prezando pela excelência da capacitação e na melhoria da qualidade técnica, tão exigida pelo mercado de trabalho.

“Escolher uma grande universidade do Ceará para andar lado a lado com o Senge reafirma a essência da nossa instituição: defender os direitos dos sindicalizados. A Unifor, assim como o Sindicato dos Engenheiros, é referência no meio em que está inserida, por isso, é uma honra poder divulgar esta notícia”, expressa Teodora Ximenes, presidente do Senge-CE.

Há cursos disponíveis na área da tecnologia, informação, comunicação e saúde. No período da manhã, os descontos variam entre 20% e 30%, já no período da noite, o percentual chega até 40%. Para saber os detalhes como cursos disponíveis, desconto e documentação necessária, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: 3219-0099.

Manual do Profissional/Agenda Anual

O Sindicato dos Engenheiros no Estado no Ceará (Senge-CE) disponibiliza o Manual do Profissional/Agenda anual gratuitamente para os profissionais associados ao sindicato (engenheiros, agrônomos, arquitetos, geólogos, geógrafos e meteorologistas) que estejam em dia com a contribuição social.

CURSOS

Bonificações em cursos conveniados com o Senge-CE e participação em sorteios de bolsa parcial ou integral em MBA e Especializações na área tecnológica.

Assessoria Jurídica

O sindicato disponibiliza, na sede da entidade, o serviço de assessoria jurídica, prestado por advogados especializados, que oferecem aos associados orientações nas mais variadas áreas do Direito, com o objetivo de auxiliá-los em suas questões profissionais. Os sócios encontrarão profissionais disponíveis para executar homologações de rescisões de contrato de trabalho, com acompanhamento de direitos trabalhistas e verbas rescisórias.

Para usufruir dos serviços, o associado deverá entrar em contato através do telefone (85) 3219-0099 para agendando prévio. O atendimento acontece às quintas-feiras das 12h às 18h.

UNIODONTO

A experiência UNIODONTO mais perto de você! Associados regulares com o sindicato podem aderir ao plano Unimaster, que abrange consultas, urgência e emergência em todo o Brasil. Além disso, não há limites de dependentes, podendo entrar ascendentes e descendentes. Planos sem carência para associados, com atendimento logo após adesão.

Representante Danuzia (85) 98956-6592

Plano de Saúde (UNIMED FORTALEZA)

Os profissionais pertencentes ao Senge-CE e seus dependentes, que aderirem ao Plano Multiplan, poderão ter até 60% de desconto em relação aos planos comuns. A Unimed Fortaleza, uma das mais conceituadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa. Representante Danuzia (85) 98956-6592

Pós Graduação INBEC - Curso Presencial

sorteio será dia 26/09.