close
no thumb

A arquitetura sustentável é um termo recente, e tem como principal objetivo o reuso dos recursos, tornando a construção mais barata, mais cômoda e menos agressiva ao meio ambiente.

Por meio dos estudos, surgem diversas ideias de como reaproveitar materiais, sobretudo de construções, que se tornam realmente um entulho nas cidades. A fim de se ter construções (seja de qualquer tamanho) menos agressivas ao meio ambiente, a arquitetura sustentável prioriza o uso de materiais reutilizados, matérias primas de fácil reposição no meio ambiente, uso de tecnologias que minimizam o impacto ambiental. Utiliza-se dos serviços de empresas locais (para ter menos uso de transportes) e assim, aumenta a economia local. E, também, induz à utilização de empresas e materiais que são legalmente autorizados e possuem certificações ambientais, como a LEED do USGreen Building (GBC). 

A Arquitetura Sustentável (A.S.) se difere da arquitetura usual, pois objetiva construções mais parecidas com o meio ambiente, com menos agressividade, mais uso de recursos naturais, já a arquitetura usual, tem projetos mais voltados para a grandiosidade de cada construção, beleza, e independe de quais os recursos a serem utilizados, e tem prioridade nos traços artísticos. 

Os projetos da Arquitetura Sustentável podem resultar em uma economia de até 30%. Se explorados todos os recursos da A.S., os gastos com energia, água são perceptíveis em pouco tempo. A A.S. propõe o uso da energia mais barata, aliás, gratuita, e abundante para o ser humano, a energia solar. Energia esta que vai gerar um corte gigantesco nos gastos. Além de captação das águas da chuva, que, pode ser utilizada para limpeza, por exemplo. 

Para um ambiente mais aconchegante, que com a utilização da tão referida arquitetura, através de telhados verdes, é possível descartar o uso de climatizadores. Uma arquitetura inovadora, que parte do ponto de vista “ecologicamente correto”, que vem chegando para derrubar o tabu de que o mundo não vai ter mais jeito. A sustentabilidade é um assunto que vai ser a base de muitos (senão todos) os campos e áreas de desenvolvimento humano.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário