destaque

Ariosto Holanda ministra a palestra “Desafios do Século XXI”, na sede do Sindicato dos Engenheiros

Ariosto
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) recebeu na noite da última quinta-feira (17), a presença ilustre do deputado federal, professor e engenheiro civil, Ariosto Holanda. Na ocasião, Ariosto ministrou uma palestra sobre “Desafios do Século XXI” onde foram abordados temas como tecnologia, indústria, revoluções científicas, fontes de energia, desenvolvimento humano e assuntos que norteiam a evolução da engenharia e os avanços tecnológicos.

Professor durante 35 anos, Ariosto tem sua trajetória marcada pela defesa da educação e do trabalho, além de ser um grande incentivador das micro e pequenas empresas e da formação profissional e tecnológica. Foi o responsável pela implementação, através de uma emenda parlamentar, do Centro Vocacional Tecnológico instalado na sede do Senge-CE. O espaço, composto por salas polivalentes e de multiuso, veio para contribuir com a proposta de promover a inclusão social e o aperfeiçoamento profissional e técnico. Durante um período de licença, o engenheiro dedicou-se a escrever o livro “Desafios do Século XXI – Desenvolvimento Humano e Energia”. A obra tende a criticar o atual modelo econômico que prioriza o Produto Interno Bruto (PIB) e a concentração de renda em detrimento do aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O tema debatido, baseado no livro escrito pelo deputado, enfatiza a trajetória técnica e política que vem trilhando como engenheiro civil, professor universitário e como parlamentar, na luta pela melhoria da educação, da capacitação profissional e do avanço tecnológico. Através dele, Ariosto busca mostrar a importância de se discutir sobre tecnologia. “O século XXI é o século da revolução tecnológica, industrial e da inovação, com isso, novos conhecimentos surgirão, em uma velocidade assustadora, onde os mais pobres, dentro das camadas sociais, correm o risco de sofrer a mais perversa das exclusões: a do saber para o trabalho”, esclarece.

Quando questionado sobre a importância da iniciativa do Senge-CE em promover a palestra, Ariosto fala das qualidades que o profissional engenheiro precisa possuir e sobre a relevância desse trabalho no processo de aperfeiçoamento profissional. “Para mim o convite do sindicato foi muito honroso, porque me deu a oportunidade de falar para engenheiros no sentido de que eles procurassem encontrar o caminho da capacitação do homem para o trabalho. Porque Engenharia é a arte de criar, de inovar e de interferir no meio, então eu trouxe um trabalho que eu fiz do desenvolvimento do Brasil sobre energia e espero que eu tenha conseguido chegar a proposta que eu deixei encaminhada. Esse momento é resultado do meu projeto de criação, no Sindicato, de um Centro Vocacional Tecnológico para capacitar, os alunos e engenheiros para um novo trabalho que exige conhecimento”, declarou.

O evento é o marco inicial da Campanha de Valorização da Engenharia e dos Engenheiros desenvolvida pelo Senge-CE, no intuito de unir os setores público e privado afim de promover a retomada do crescimento e consequentemente fortalecimento da engenharia através da valorização das empresas, das entidades e dos profissionais engenheiros.