Após pressão, governo retira extinção do DAE de pauta

materia4_homenagemal
Após presão, governo retira extinção do DAE de pauta
A extinção do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) foi retirada de pauta pelo Governo do Estado do Ceará. Após pressão de órgãos e entidades, como o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), a mensagem apenas será apreciada no próximo ano. Por outro lado, o Tribunal de Contas do Município foi extinto, com as atribuições passando agora ao Tribunal de Contas do Estado.
A presidente do Sindicato os Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), Helena Araújo, destacou a luta da entidade para a não extinção do órgão regulador. Ele esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) na manhã desta terça-feira (20) acompanhando a tramitação. “Foi pressão, muita conversa com os governantes, várias rodadas de negociação. No caso do DAE, a extinção seria trágica pois é o único órgão do Estado que faz projetos e acompanha as obras. Há quase 400 obras em execução no Estado, quem é que vai acompanhar e fiscalizar? Toda parte de elaboração de projeto passa por esse órgão, que acompanha obras de todo o Estado. Se você extingue, como ficam as atribuições? Até que sejam acomodadas, quem perde é a socidedade, tanto em recurso como em benefício. E perde duplamente pois vários pais de família ficam sem  emprego, num período de recessão complicado. É uma medida de bom senso a retirada de pauta. Agora é ver o que se pode trabalhar. Enxugar a máquina não significa enxugar pessoas e atividades.
A reforma administrativa proposta pelo governador Camilo Santana tem como argumento a crise financeira que o País atravessa. A gestão vê na extinção de órgãos a possibilidade de economizar alguns milhões, executando plano para compensar perda de R$ 850 milhões por ano. A presidente do Senge-CE, contudo, possui uma visão diferente. “É uma vergonha o Ceará extinguir o órgão controlador. Só são cinco Estados no Brasil que têm Tribunal de Município. O Ceará foi um dos pioneiros. Hoje, a luta é pela manutenção, pelo menos, das atribuições e a não demissão de nenhum servidor. Há uma preocupação grande”, afirmou.