Alagamentos em túneis de Fortaleza são injustificáveis

tunel-alagado

A problemática dos alagamentos em Fortaleza é grave e lamentável, pois traz transtornos de toda ordem para a população, inclusive com repercussão para o aumento da incidência de doenças em crianças, adultos e pessoas da terceira idade. Embora decorrente do acúmulo de águas pluviais neste período do ano, a questão indica, sobretudo, a ausência da implementação de medidas voltadas para drenagem urbana ao longo da história da capital cearense.

Atualmente, existe uma ação que vem sendo executada regularmente pela Prefeitura. Trata-se do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (Drenurb). Contudo, o déficit de intervenções que possibilitem o adequado escoamento das águas das chuvas é tão grande que ainda vai demorar para que esta falha, que tanto incomoda a população, seja, de fato, solucionada.

No entanto, a ocorrência de alagamentos em túneis construídos recentemente na Capital é injustificável! Sem sombra de dúvida, aconteceu falha técnica de projeto ou de execução nessas obras. Ou teria sido em virtude da falta de manutenção, como, por exemplo, bombas paradas ou obstrução da rede de escoamento? Ainda assim, não é justificável!

Ressalta-se que, em caso de falha de projeto ou execução da obra, os profissionais, responsáveis técnicos, terão de responder legalmente por tal problema. Outra questão a ser avaliada é em relação aos danos registrados em veículos submersos em alagamentos na via pública. Quem responderá por esses e outros prejuízos causados aos cidadãos?

O certo é que precisa ser corrigido o quanto antes o grave problema técnico em alguns túneis — construídos com recursos do Município, Estado ou iniciativa privada —, que estão acumulando água proveniente das precipitações pluviométricas. A alegação de que a chuva foi intensa ou mesmo intermitente não convence.

Victor Frota Pinto

Engenheiro civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE)

(Artigo publicado no jornal O Povo, edição de 10/03/17)