AL sedia seminário sobre assistência técnica rural

O papel da extensão rural no processo de desenvolvimento, tema do presidente da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, abriu oseminário “Assistência Técnica Rural: A ater que queremos e o Brasil precisa”, na manhã desta segunda-feira (03/07), na Assembleia Legislativa. As palestras prosseguem à tarde, quando será elaborado documento com propostas, ações e diretrizes que conduzam à reestruturação do Sistema Ater Brasileiro.

Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL, por iniciativa do deputado Carlos Matos (PSDB), o encontro atende  solicitação da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), da Câmara Federal.

Durante a palestra, Argileu Martins defendeu a importância da extensão rural, por meio da assistência técnica e como contribui para o desenvolvimento da agricultura no País. “A Ater no Brasil hoje conta com uma rede composta por órgãos estaduais, municípios em parcerias com o estado e organizações não governamentais credenciadas e empresas privadas, melhorando a situação de tantas famílias que vivem da agricultura no Brasil”, pontuou.

Presidindo o seminário, o deputado Carlos Matos (PSDB) disse que não há outra forma de fortalecer a agricultura brasileira sem promover a assistência técnica. “Temos que rever as leis e fortalecer a Ater, pois seria uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico do nosso País”, afirmou.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) ressaltou que muitos agricultores e cooperativas solicitam a assistência, confirmando, portanto, a necessidade do serviço para os agricultores brasileiros.

O presidente da Frente Ater, deputado federal Zé Silva (SD-MG) observou que o seminário vem acontecendo nas diversas regiões do País desde julho de 2015, com o intuito de recolher propostas para definir que tipo de extensão cada região precisa.

Representando o Governo do Ceará, o secretário de Agricultura, Euvaldo Bringel, lembrou as dificuldades do Estado em manter o trabalhador rural no campo, com a estiagem que já dura seis anos. “Nosso setor agrícola hoje ocupa o topo das prioridades do Governo e somos prova de como a extensão faz a diferença na vida das famílias ligadas á agricultura”, declarou.

Estiveram presentes no evento os deputados federais Evair de Melo (PV-ES), Luiz Cláudio (PR-RO), o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, Antônio Rodrigues Amorim; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (OCB-CE), João Nicélio, dentre outros.

LA/AT

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará