Agricultores familiares abastecem banco de alimentos em BH

24275018667_9a7c71cc1e_b

Os alimentos são destinados aos restaurantes populares e instituições socioassistenciais, como creches e abrigos.

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém o Banco de Alimentos, que divide-se em três eixos: Educação Alimentar, Redução do Desperdício e Combate à Fome. O trabalho é feito por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e tem a produção abastecida por agricultores familiares da capital mineira.

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Banco é a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na cidade. O PAA é um projeto do Governo Federal que busca promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. É por meio deste programa que é realizada a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares. Cabe aos municípios selecionarem os produtores e definir o destino dos alimentos.

Eulália de Lima Gomes, coordenadora da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana e do Banco de Alimentos, relata que o trabalho do Banco fortalece a agricultura familiar, atende quem está em situação de vulnerabilidade social e promove a alimentação saudável. “O Banco de Alimentos é um patrimônio da população de Belo Horizonte. É um programa que possibilita o acesso dos cidadãos à segurança alimentar, além de contribuir para preservar o Meio Ambiente e minimizar o desperdício”, destaca.

Por Prefeitura de Belo Horizonte

Fonte: Site Ciclo Vivo