Solidário a moradores de rua expostos a grandes variações de temperatura nos Estados Unidos, um grupo de adolescentes de baixa renda de Los Angeles têve a ideia de desenvolver uma barraca que pudesse ter aquecimento e abastecimento elétrico a partir da energia solar.
Dobrada, barraca pode ser levada em mochilaCom boa disposição mas nenhum dinheiro, as estudantes recorreram à organização DIY Girls, cuja missão é de apoiar a educação de jovens mulheres nos campos da tecnologia e engenharia. Com essa parceria, o grupo trabalhou durante quase um ano no desenvolvimento da peça: uma barraca portátil dotada de painéis solares. O protótipo é finalizado com a mochila que pode ser levada de lá pra cá, conforme as necessidades do usuário.
O site hypeness explica que as 12 adolescentes integrantes do projeto não tinham experiência alguma com costura, programação ou impressão 3D e obtiveram o auxílio do Google e do YouTube para, na base da tentativa e erro, desenvolver o projeto. Na barraca há lâmpadas e portas USB, e as garotas ainda testaram uma lâmpada ultravioleta capaz de desinfetar o ambiente, mas não a acoplaram ao projeto final.
Com o resultado bem sucedido, o grupo conseguiu ajuda em financiamento coletivo para participar de viagens e exposições do protótipo e foi premiado pelo MIT.
Redação FNE com site Hypeness