Abril Verde – Todos pela Saúde e Segurança no Trabalho

ANGELA FECHINE – VICE-PRESIDENTE SENGE-CE

Em 28 de abril, o mundo celebra o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Para conscientizar a sociedade sobre a importância do tema foi instituído o Abril Verde para orientar os profissionais sobre os riscos que eles estão submetidos, os problemas com a sua saúde e a produtividade de sua equipe e da empresa. Conversamos sobre o assunto com a Engenheira Civil e da Segurança do Trabalho, Ângela Fechine, que atualmente está como vice-presidente do Senge-CE.

Senge – Qual é o papel do Engenheiro de Segurança do Trabalho?

AF – O Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e integridade física do trabalhador, com ações voltadas para isso conforme o seu ramo de atuação.Senge – Como estão os índices de acidentes de trabalho em nosso estado?AF – Foram registrados 4.973 acidentes do trabalho no Ceará, em 2018, conforme o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. No Brasil, dados do Ministério Público do Trabalho, revelam que 2022 empregados formais ou autônomos registrados no sistema da Previdência Social morreram por conta de acidentes de trabalho.

Senge – Na área da Engenharia onde acontecem mais acidentes de trabalho?

AF – Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) a construção civil está entre os setores de maior risco.

Senge – As empresas estão mais conscientes e buscando garantir a segurança dos profissionais promovendo iniciativas de prevenção?

AF – Acredito que sim. Os eventos do E-social de acompanhamento da saúde e Segurança do Trabalho também estão contribuindo para essa conscientização.

Senge – Quais são as orientações para evitar os acidentes?

AF – Uma das principais orientações para evitar acidentes é o conhecimento dos riscos nos quais os trabalhadores estão submetidos. Cada trabalhador precisa saber o seu papel e como se prevenir contra esses riscos e atuar sempre com segurança.

Senge – Quais são os equipamentos de proteção individuais essenciais para a proteção dos trabalhadores da Engenharia?

AF – Seguimos o Manual de Legislação de Segurança e Medicina do Trabalho. O documento é extenso e contempla os equipamentos devem ser usados por profissionais das inúmeras categorias da engenharia, especificando também os tipos a obra.

Senge – O poder público tem atuado para evitar esses acidentes. Atraves de fiscalizações e outras ações?

AF – Atualmente, não temos mais um Ministério do Trabalho, foi transformado em Secretaria. As Normas Regulamentadoras estão sendo revisadas. As próprias mudanças nas leis trabalhistas são fatores que podem intervir na ocorrência de acidentes do trabalho. Resta-nos esperar que o poder público trabalhem para evitar um maior número nas ocorrências de acidente do trabalho.