Abertura da Copa apresenta indefinições e conta pode pesar no bolso da população

Estádio_itaquerãoA Arena Corinthians, palco do jogo de abertura da Copa do Mundo, que ocorre daqui a nove meses, ainda não tem a definição do local de instalação dos quatro placares eletrônicos. O estádio do Corinthians será adequado às exigência da Fifa para os jogos do Mundial 2014.

No projeto original, previsto para o pós-Copa, os aparelhos ficam nos setores norte e sul, acima das arquibancadas. Porém, a montagem dos 20 mil assentos provisórios impede que os placares sejam instalados no local.

O chamado “projeto legado”, de 48 mil lugares, precisou ser modificado para se adequar aos requisitos impostos pela Fifa. O principal é a instalação das arquibancadas removíveis, que vão elevar a capacidade do estádio para 68 mil lugares.

O Portal 2014 (portal2014.org.br), desenvolvido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia), apurou que existem divergências entre o projeto do estádio do Corinthians feito pelo arquiteto Aníbal Coutinho e o projeto desenvolvido por um outro escritório de arquitetura para adequação para a Copa 2014. O problema está nas mãos da Fifa, mas o Corinthians garante que não irá colocar as mãos no bolso para trocar o equipamento adquirido para seu projeto junto a uma multinacional alemã de equipamentos.

Detalhes da polêmica podem ser conferidos em www.portal2014.org.br

Sobre o Portal 2014

Criado em maio de 2009, o Portal 2014 cobre todas as informações em relação à infraestrutura das 12 sedes do Mundial brasileiro. Criado pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), o Portal 2014 conta com uma rede de correspondentes nas cidades da Copa.