A vida do jovem cientista no Brasil é atraente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Corte de bolsas, poucas oportunidades, muito trabalho. Afinal, a vida do jovem cientista no Brasil vale a pena? Para falar dos desafios da carreira científica, em suas diversas áreas, o Ciência & Cultura Cast conversou com três pesquisadores engajados no tema: Sofia Daher, assessora técnica e analista de Ciência e Tecnologia, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Jaqueline Mesquita, professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB); e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), gestão 2022-2024.

Desde 1996, o CGEE estuda a formação de mestres e doutores e sua empregabilidade. Segundo Daher, com a crise que se aprofundou desde 2014 no Brasil, o número de pós-graduados sofreu uma redução, segundo dados de 2009 a 2017. Porém, ao mesmo tempo, houve um aumento na absorção pelo mercado de trabalho, ou seja, o número de pessoas empregadas cresceu e a taxa foi maior que entre pessoas sem qualificação. “Para termos dados mais claros sobre o impacto da pandemia, precisamos do levantamento de 2018 a 2022”, diz. Em sua visão, o Brasil tem hoje uma formação persistente de mestres e doutores, o que contribuiu para fortalecer o sistema que passou por vários governos. Sistema este que precisa ser revisitado e reavaliado com frequência, face à importância dos jovens cientistas para o desenvolvimento do país, conclui a pesquisadora.

Para Mesquita, os desafios da carreira científica passam por ingresso, permanência, conclusão e empregabilidade. Ela lembra que há muito tempo não há reajuste nas bolsas de estudos e os concursos para carreiras acadêmico-científicas também têm atraído cada vez menos candidatos. A pesquisadora participa do estudo do Perfil dos Pesquisadores Brasileiros em Início e Meio de Carreira, realizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com o projeto Parent in Science. O objetivo deste mapeamento com mais de quatro mil entrevistados é revelar quais os desafios que o jovem cientista enfrenta, considerando as diferenças regionais, raciais e econômicas do País. O survey deve gerar subsídios para a criação de políticas públicas.

Já Soares destaca uma das questões que considera mais importante neste contexto: Como atrair novos talentos, visto que a juventude não tem visto boas perspectivas na pós-graduação diante dos baixos valores das bolsas de pesquisa? “Muitas vezes a gente vai fazer a escolha de como colocar o pão na mesa”. Além dos baixos valores das bolsas, Vinícius também fala da falta de direitos trabalhistas, “apesar de já sermos profissionais”. Soma-se a isso as questões da permanência e da saúde mental. “No mundo inteiro, os pós-graduandos têm 60% mais chances de ter problemas psicológicos.” Em uma frase que já virou piada, o presidente da ANPG resume o cenário dos últimos anos para os pós-graduandos: “Tudo mudou no mundo desde 2013, até o Papa – menos as bolsas.”

Curso operacional GNSS RTK

Tenho interesse em me associar

Sendo um associado Senge-CE você tem descontos, cursos especializados para a sua área e outros benefícios feitos especialmente para você.

Colégio Adventista

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), reforça seu compromisso em cuidar dos interesses de seus associados e tem parceria estabelecida com o tradicional Colégio Adventista. Filiados e funcionários têm acesso ao desconto de 25% nas mensalidades de 2021.

No Brasil, há 512 instituições adventistas de ensino, incluindo 7 de educação superior e 15 internatos. A filosofia adventista é fundamentada por sólidos princípios e valores, existentes há mais de 120 anos.

Para conhecer mais sobre a escola e os serviços oferecidos, confira o site: www,paulocesaraf.educacaoadventista.org.br

Remanso Hotel de Serra - Guaramiranga-CE

Uma ótima oportunidade de conhecer a Suíça no Ceará, o Hotel Remanso de Serra fica localizado em Guaramiranga a, mais ou menos, 110 quilômetros de Fortaleza. Rico pela natureza que o cerca, o hotel garante uma bela vista, além do contato direto com o mundo verde. Além de Wi-Fi e estacionamento gratuito, através do SENGE-CE, o seu valor pago na hospedagem é revestido em consumação. Aproveite para levar a sua família e relaxar ao som do vento e apreciação da Serra de Guaramiranga.

Contato: (85) 3231-7088 |Endereço: Sítio Remanso, s/n Zona rural, Guaramiranga – CE, 62766-000.

Hotel Vale das Nuvens - Guaramiranga-CE

O Hotel Vale das Nuvens está localizado ao topo de uma montanha, a 2,5km da cidade de Guaramiranga e a 110km da capital cearense, Fortaleza. Localiza-se a 870 metros de altitude em relação ao nível do mar, garantindo aos visitantes um excelente clima, que muitas vezes atinge 12ºC à noite. A bela vista panorâmica das cidades de Baturité, Aracoiaba e Redenção também é uma das muitas particularidades do hotel. O valor do desconto para associados é de 10% em finais de semana e 20% durante a semana.

Contato:
seg – sex | 8h às 18h – (85) 4042 3111 ou (85) 98188-5512 – Whatsapp
seg – dom | 24h – (85) 99635 1767 – TIM ou (85) 98563-6882 – OI
Endereço: Sítio São Francisco, S/N – Guaramiranga, CE.

E-mail: reservas@valedasnuvens.com.br

INBEC - Instituto Brasileiro de Educação Continuada

A parceria entre o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec) e o Senge-CE concede descontos para aquisição dos serviços educacionais oferecidos: Cursos de especialização e MBA, 10% (dez por cento) no valor da parcela do curso, desde que o pagamento seja efetuado até o vencimento. Para cursos de extensão, aprimoramento ou aperfeiçoamento profissional, ministrados pela entidade, o desconto é de 15% (quinze por cento) no valor do curso, desde que o pagamento seja efetuado até o vencimento.
Além dos descontos mencionados, o Inbec também irá conceder uma bolsa com 50% de desconto para cada curso apoiado pelo Senge-CE. Os associados que desejam saber como adquirir o benefício podem entrar em contato com a secretaria do Senge-CE ou através do site do Inbec.

Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856 | E-mail: fortaleza@inbec.com.br | Site: https://www.inbec.com.br/

Parceria Unifor

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) firmou um convênio de cooperação com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para proporcionar descontos em graduação e pós-graduação aos seus associados, funcionários e dependentes (pais, filhos, cônjuges e irmãos), a condição é exclusiva para novos alunos. O abatimento nos valores podem chegar até a 40%, dependendo do curso e turno escolhido.

A iniciativa do Senge-CE é mais um exemplo dos esforços da entidade em prol de seus associados, sempre prezando pela excelência da capacitação e na melhoria da qualidade técnica, tão exigida pelo mercado de trabalho.

“Escolher uma grande universidade do Ceará para andar lado a lado com o Senge reafirma a essência da nossa instituição: defender os direitos dos sindicalizados. A Unifor, assim como o Sindicato dos Engenheiros, é referência no meio em que está inserida, por isso, é uma honra poder divulgar esta notícia”, expressa Teodora Ximenes, presidente do Senge-CE.

Há cursos disponíveis na área da tecnologia, informação, comunicação e saúde. No período da manhã, os descontos variam entre 20% e 30%, já no período da noite, o percentual chega até 40%. Para saber os detalhes como cursos disponíveis, desconto e documentação necessária, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: 3219-0099.

Manual do Profissional/Agenda Anual

O Sindicato dos Engenheiros no Estado no Ceará (Senge-CE) disponibiliza o Manual do Profissional/Agenda anual gratuitamente para os profissionais associados ao sindicato (engenheiros, agrônomos, arquitetos, geólogos, geógrafos e meteorologistas) que estejam em dia com a contribuição social.

CURSOS

Bonificações em cursos conveniados com o Senge-CE e participação em sorteios de bolsa parcial ou integral em MBA e Especializações na área tecnológica.

Assessoria Jurídica

O sindicato disponibiliza, na sede da entidade, o serviço de assessoria jurídica, prestado por advogados especializados, que oferecem aos associados orientações nas mais variadas áreas do Direito, com o objetivo de auxiliá-los em suas questões profissionais. Os sócios encontrarão profissionais disponíveis para executar homologações de rescisões de contrato de trabalho, com acompanhamento de direitos trabalhistas e verbas rescisórias.

Para usufruir dos serviços, o associado deverá entrar em contato através do telefone (85) 3219-0099 para agendando prévio. O atendimento acontece às quintas-feiras das 12h às 18h.

UNIODONTO

A experiência UNIODONTO mais perto de você! Associados regulares com o sindicato podem aderir ao plano Unimaster, que abrange consultas, urgência e emergência em todo o Brasil. Além disso, não há limites de dependentes, podendo entrar ascendentes e descendentes. Planos sem carência para associados, com atendimento logo após adesão.

Representante Danuzia (85) 98956-6592

Plano de Saúde (UNIMED FORTALEZA)

Os profissionais pertencentes ao Senge-CE e seus dependentes, que aderirem ao Plano Multiplan, poderão ter até 60% de desconto em relação aos planos comuns. A Unimed Fortaleza, uma das mais conceituadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa. Representante Danuzia (85) 98956-6592

Pós Graduação INBEC - Curso Presencial

sorteio será dia 26/09.