A realização do sonho de melhorar a vida das pessoas através da capacitação”, diz Ariosto Holanda em solenidade para primeira turma do CVT

21cafcdd-746b-416a-9691-b3e197b59b4e

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) realizou na última semana a entrega dos certificados da primeira turma do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Os alunos formados em Manutenção de Celulares terminaram a capacitação e já estão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Na ocasião, estiveram presentes membros da diretoria executiva do Senge-CE, o ex-deputado Ariosto Holanda, responsável pela implantação do projeto em Fortaleza, alunos e familiares.

A primeira turma se formou 8 anos após o CVT ser apresentado formalmente ao sindicato, grande vitória para a atual gestão. Sobre o assunto, Ariosto comentou:

“Ver o CVT saindo do papel é uma realização para a vida toda. Sempre acreditei que as pessoas podem mudar de vida por meio da educação e da capacitação, precisamos explorar o lado técnico dos cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade. O Senge está de parabéns ao tornar realidade o que há muito tempo vem sendo discutido”, expressa Holanda.

A presidente do Senge-CE, Teodora Ximenes reforçou a importância de iniciativas sociais para o sindicato e para o momento que o mundo inteiro atravessa com a pandemia da Covid-19.

“Em um momento no qual o mundo inteiro foi afetado pelo coronavírus, trazer esperança para as pessoas ultrapassa o lado profissional de cada um, é humano. Colocar este projeto em prática vai de acordo com a missão da nossa gestão, retificando desde o início o papel social do sindicato”, afirma.

Novas turmas em ação

Já tiveram início as aulas das duas novas turmas do curso de manutenção de celular do CVT. Ainda durante a solenidade, Teodora Ximenes divulgou o lançamento, dobrando a capacidade de pessoas beneficiadas com a iniciativa.

Com a mudança, o curso acontecerá nos dias segunda e quarta e terça e quinta, de forma presencial, nas dependências do Senge-CE.

O CVT é uma iniciativa público-privada e conta também com a parceria do Governo do Estado e do Instituto Federal.

Colhendo os frutos

Alunos da primeira turma do CVT, formada no início do mês de julho, Felipe Dantas e o filho Carlos Eduardo já começaram a colher os frutos do empenho nas aulas, conseguindo alguns trabalhos na área de manutenção de celulares.

“Já começamos a trabalhar em casa, estamos montando aos poucos nossa bancada, já pegamos alguns serviços e com o dinheiro que vai entrando nós compramos o material, as máquinas que faltam”

Trabalham juntos, pai e filho, tanto com o conserto de aparelhos, quanto com a venda de acessórios como capinhas e películas, sonhando em, muito em breve, montar uma loja completa de assistência técnica.