Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará

A essencialidade da Extensão Rural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O grande espaço para os produtos da agricultura familiar é a mesa dos trabalhadores das comunidades urbanas; todavia, apenas uma pequena parcela destes produtores estão exercendo este papel. Isto se deve a uma série de limitações, entre as quais a limitada abrangência de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) qualificada, ferramenta imprescindível para mudança de comportamento do homem do campo para a produção de alimentos seguros. A partir da geração de emprego e incentivo de práticas agroecológicas, há uma expectativa de que os agentes da agricultura familiar continuem conquistando seu espaço no mercado interno, pois, atualmente esta atividade é responsável por parte desse abastecimento, embora os moradores urbanos não tenham essa consciência.

A maioria dos estabelecimentos dos agricultores familiares do semiárido, são precários em termos de infraestrutura e dependentes de ampliação de suas áreas ou investimentos em tecnologia para compensação das pequenas glebas. Além disso, crédito, agroindustrialização e mercados estruturados para comercialização das suas produções. Para acompanhar as Unidades de Produção há que se elaborar um Diagnóstico do Estabelecimento Agropecuário, a partir do qual se elabora um Plano Produtivo e um Plano de Ater, que serve como referencial para promoção de uma rota crescente de sustentabilidade dos agroecossistemas, combinando a otimização no uso dos recursos naturais (solo, água e floresta) e o uso de insumos de base ecológica que gerem qualidade, produtividade e estabilidade da produção, com crescimento econômico e conservação ambiental.

A inclusão da assistência técnica e Extensão Rural no campo dos direitos fundamentais, conforme o item IV, art. 187 da constituição federal de 1988, assim como da lei 12.188, de 11 de janeiro de 2010, impõe ao estado do Ceará providências imperativas e irradiadoras para ativar o funcionamento pleno do sistema de extensão rural e a dinâmica organizacional das instituições de Ater, a saber: estruturação de uma rede de escritórios locais, públicos e privados, para oferecer programas de assistência técnica agrícola e não-agrícola, não apenas como atributo técnico, mas, também, principalmente, com qualidade política, para servir de base para a cidadania, além de espaços pedagógicos inclusivos, capazes de ensejar o progresso individual e social dos agricultores familiares na perspectiva da emancipação de suas identidades.

A antevisão do legislador brasileiro marca um avanço civilizatório e cultural importante, na medida em que reposiciona o cidadão rural no núcleo essencial de seus direitos, uma vez que sem Extensão Rural, não há como postular e viver a cidadania produtiva plena, por meio do alcance dos demais direitos humanos fundamentais e o acesso as políticas públicas, quer deve ser replicada no Ceará. A condição de sujeito ativo e ator participante da sociedade rural, exige que a Extensão Rural seja estruturada sob a forma de “extensão em rede”, de modo a não comprometer – na ausência da extensão rural obrigatória – o serviço que é, de educação não formal, de caráter continuado.

Ao se colocar a Extensão Rural no quadro dos valores sociais, fica atribuído a ela o caráter de direito fundamental do homem do campo. Posto em uma moldura de igualdade social objetiva, a Extensão Rural, como direito fundamental do trabalhador rural, deve estar voltada a atender três requisitos unificados: um no indivíduo, outro no cidadão e um terceiro, no trabalhador que podem ser assim formuladas: (i) exigências voltadas para o desenvolvimento pessoal; (ii) exigências com base nas demandas sociais; (iii) exigências decorrentes do projeto agrícola, social e cultural que se pretende alcançar por via da extensão rural.

A Extensão Rural democrática, inclusiva e emancipadora, deve se apoiar em quatro princípios-basilares do saber, que são respectivamente: (i) aprender a aprender: este tipo de saber tem como objetivo o domínio do conhecimento; (ii) aprender a fazer-fazendo: este tipo de conhecimento foca no avanço tecnológico prático e adequado que deve ser aprendido no contexto da realidade do semiárido e na crescente “desmaterialização” do trabalho; (iii) aprender a viver em reciprocidade: este tipo de conhecimento realça o papel da Ater pacífica, para a negociação e para o arrefecimento do alto grau de autodestruição criado pelas forças da sociedade em permanente conflito. Para reduzir estes riscos, a Extensão Rural deve utilizar duas vias complementares – a descoberta progressiva do outro e o seu reconhecimento e, ainda, a participação em projetos comuns (educação para a reciprocidade); (iv) aprender a ser: este tipo de saber visa a preparar o indivíduo para a autonomia intelectual, para uma visão crítica da vida e para o discernimento dos seus direitos e deveres.

Todo este processo deverá se constituir numa rota gradual de mudança nos agroecossistemas que leve ao desenvolvimento de estilos de agriculturas mais sustentáveis, considerando as dimensões (i) econômicas (geração e apropriação da renda, eficiência produtiva, organização econômica, agroindustrialização, acesso a mercados); (ii) ambientais (diminuição do uso de insumos contaminantes, conservação da agrobiodiversidade, melhoria dos indicadores de qualidade ambiental do solo e da água); (iii) sociais (organização, fortalecimento das representações sociais, melhoria da qualidade de vida, autonomia, segurança alimentar e nutricional, participação de jovens e mulheres nas decisões); (iv) segurança alimentar e nutricional (liderar a elaboração de uma estratégia de progresso rural para o Ceará, a qual possa ser posta efetivamente posta em execução, para acabar com o secular problema da fome crônica) e (v) e inovação (introduzir inovações disruptivas, na qual os processos tecnológicos, produtos ou serviços sejam transformados ou substituídos por soluções inovadoras superiores. Tais superioridades precisam ser percebidas pelos consumidores, por serem mais acessíveis, simples ou conveniente).

Curso operacional GNSS RTK

Tenho interesse em me associar

Sendo um associado Senge-CE você tem descontos, cursos especializados para a sua área e outros benefícios feitos especialmente para você.

CURSO DE GNSS RTK

MAPEAMENTO AÉREO

TOPOGRAFIA COM DRONES

PERÍCIA JUDICIAL (ÊNFASE EM AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS)

SEGURANÇA DO TRABALHO

Introdução ao Georreferenciamento com GNSS RTK.

Modelagem de Informação da Construção - BIM - Fundamentos.

Introdução a Mapeamento Aéreo com Drone para a Engenharia.

Programa de Capacitação Senge Palestras

CURSO DE GEORREFERENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

Programa de Capacitação Senge Palestras

Programa de Capacitação Senge Cursos Interior

Programa de Capacitação Senge Cursos Fortaleza

Curso de Matemática Financeira

MODELAGEM DE INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO-BIM-FUNDAMENTOS

INTRODUÇÃO A MAPEAMENTO COM DRONE PARA A ENGENHARIA

BIM na prática - Sobral

Perícia Judicial (ênfase em avaliação de imóveis) - Juazeiro do Norte

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE DO SENGE - EDIÇÃO JUAZEIRO DO NORTE

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE DO SENGE - EDIÇÃO SOBRAL

Sorteio - CURSO DE MAPEAMENTO AÉREO

Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG)

A parceria entre o Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) e o Senge-CE concede descontos para aquisição dos serviços educacionais: Pós-graduação presencial e on-line e nos cursos de curta duração (CCD). O diferencial do IPOG é convergir teorias e ferramentas numa metodologia simples, prática e extremamente efetiva, que proporciona aos alunos uma   experiência diferenciada e resultados surpreendentes.

Telefone: (85) 3224-5290

EMAIL: relacionamento@ipog.edu.br e ouvidoria@ipog.edu.br

Interioriza Senge-CE

Creche Escola Mundo da Fantasia

Será concedido um desconto de 50% na 1ª mensalidade escolar de 2023 e 10% em todas as outras mensalidades escolares do ano de 2023 para os colaboradores da empresa. Será concedido um desconto de 10% na 1ª mensalidade das Escolinhas de Esportes. Todos os descontos acima relacionados, serão concedidos pela pontualidade dos pagamentos das mensalidades escolares (vencimento dia 05 de cada mês).

Interplanetária Administradora e Corretora de Seguros

Disponibilização de Seguros individuais e empresariais, RC Responsabilidade Civil Profissional, Seguro de Ramos Elementares (incêndio e roubo) Empresarial, Residencial e Seguro de Automóvel.

Inscreva-se no site do Senge-Ce e participe do sorteio! Gratuito.

Faça sua inscrição para a Palestra Capacitação Técnica do Senge-CE

Na farmácia Extrafarma

Os associados Senge-CE aproveitam vantagens em suas compras nas farmácias da rede Extrafarma. Eles garantem 15% de desconto em medicamentos de marca tarjados e 30% de desconto em medicamentos genéricos tarjados. Referência no setor farmacêutico, a Extrafarma foca em fornecer acesso a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Na farmácia Pague Menos

Os profissionais do Senge-CE podem aproveitar benefícios nas suas compras na rede de farmácias Pague Menos. Os associados garantem 15% de desconto em medicamentos de marca tarjados e 30% de desconto em medicamentos genéricos tarjados. A Pague Menos é uma das maiores empresas do setor farmacêutico, reconhecida por oferecer soluções completas em saúde.

Sorteio - Curso de GIR

Colégio Adventista

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), reforça seu compromisso em cuidar dos interesses de seus associados e tem parceria estabelecida com o tradicional Colégio Adventista. Filiados e funcionários têm acesso ao desconto de 25% nas mensalidades de 2021. No Brasil, há 512 instituições adventistas de ensino, incluindo 7 de educação superior e 15 internatos. A filosofia adventista é fundamentada por sólidos princípios e valores, existentes há mais de 120 anos. Para conhecer mais sobre a escola e os serviços oferecidos, confira o site: https://fortaleza.educacaoadventista.org.br/

Remanso Hotel de Serra - Guaramiranga-CE

Uma ótima oportunidade de conhecer a Suíça no Ceará, o Hotel Remanso de Serra fica localizado em Guaramiranga a, mais ou menos, 110 quilômetros de Fortaleza. Rico pela natureza que o cerca, o hotel garante uma bela vista, além do contato direto com o mundo verde. Além de Wi-Fi e estacionamento gratuito, através do SENGE-CE, o seu valor pago na hospedagem é revestido em consumação. Aproveite para levar a sua família e relaxar ao som do vento e apreciação da Serra de Guaramiranga.

Contato: (85) 3231-7088 |Endereço: Sítio Remanso, s/n Zona rural, Guaramiranga – CE, 62766-000.

Hotel Vale das Nuvens - Guaramiranga-CE

O Hotel Vale das Nuvens está localizado ao topo de uma montanha, a 2,5km da cidade de Guaramiranga e a 110km da capital cearense, Fortaleza. Localiza-se a 870 metros de altitude em relação ao nível do mar, garantindo aos visitantes um excelente clima, que muitas vezes atinge 12ºC à noite. A bela vista panorâmica das cidades de Baturité, Aracoiaba e Redenção também é uma das muitas particularidades do hotel. O valor do desconto para associados é de 10% em finais de semana e 20% durante a semana.

Contato:
seg – sex | 8h às 18h – (85) 4042 3111 ou (85) 98188-5512 – Whatsapp
seg – dom | 24h – (85) 99635 1767 – TIM ou (85) 98563-6882 – OI
Endereço: Sítio São Francisco, S/N – Guaramiranga, CE.

E-mail: reservas@valedasnuvens.com.br

INBEC - Instituto Brasileiro de Educação Continuada

A parceria entre o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec) e o Senge-CE concede descontos para aquisição dos serviços educacionais oferecidos: Cursos de especialização e MBA, 10% (dez por cento) no valor da parcela do curso, desde que o pagamento seja efetuado até o vencimento. Para cursos de extensão, aprimoramento ou aperfeiçoamento profissional, ministrados pela entidade, o desconto é de 15% (quinze por cento) no valor do curso, desde que o pagamento seja efetuado até o vencimento.
Além dos descontos mencionados, o Inbec também irá conceder uma bolsa com 50% de desconto para cada curso apoiado pelo Senge-CE. Os associados que desejam saber como adquirir o benefício podem entrar em contato com a secretaria do Senge-CE ou através do site do Inbec.

Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856 | E-mail: fortaleza@inbec.com.br | Site: https://www.inbec.com.br/

Parceria Unifor

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) firmou um convênio de cooperação com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para proporcionar descontos em graduação e pós-graduação aos seus associados, funcionários e dependentes (pais, filhos, cônjuges e irmãos), a condição é exclusiva para novos alunos. O abatimento nos valores podem chegar até a 40%, dependendo do curso e turno escolhido.

A iniciativa do Senge-CE é mais um exemplo dos esforços da entidade em prol de seus associados, sempre prezando pela excelência da capacitação e na melhoria da qualidade técnica, tão exigida pelo mercado de trabalho.

“Escolher uma grande universidade do Ceará para andar lado a lado com o Senge reafirma a essência da nossa instituição: defender os direitos dos sindicalizados. A Unifor, assim como o Sindicato dos Engenheiros, é referência no meio em que está inserida, por isso, é uma honra poder divulgar esta notícia”, expressa Teodora Ximenes, presidente do Senge-CE.

Há cursos disponíveis na área da tecnologia, informação, comunicação e saúde. No período da manhã, os descontos variam entre 20% e 30%, já no período da noite, o percentual chega até 40%. Para saber os detalhes como cursos disponíveis, desconto e documentação necessária, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: 3219-0099.

Manual do Profissional/Agenda Anual

O Sindicato dos Engenheiros no Estado no Ceará (Senge-CE) disponibiliza o Manual do Profissional/Agenda anual gratuitamente para os profissionais associados ao sindicato (engenheiros, agrônomos, arquitetos, geólogos, geógrafos e meteorologistas) que estejam em dia com a contribuição social.

CURSOS

Bonificações em cursos conveniados com o Senge-CE e participação em sorteios de bolsa parcial ou integral em MBA e Especializações na área tecnológica.

Assessoria Jurídica

O sindicato disponibiliza, na sede da entidade, o serviço de assessoria jurídica, prestado por advogados especializados, que oferecem aos associados orientações nas mais variadas áreas do Direito, com o objetivo de auxiliá-los em suas questões profissionais. Os sócios encontrarão profissionais disponíveis para executar homologações de rescisões de contrato de trabalho, com acompanhamento de direitos trabalhistas e verbas rescisórias.

Para usufruir dos serviços, o associado deverá entrar em contato através do telefone (85) 3219-0099 para agendando prévio. O atendimento acontece às quintas-feiras das 12h às 18h.

UNIODONTO

A experiência UNIODONTO mais perto de você! Associados regulares com o sindicato podem aderir ao plano Unimaster, que abrange consultas, urgência e emergência em todo o Brasil. Além disso, não há limites de dependentes, podendo entrar ascendentes e descendentes. Planos sem carência para associados, com atendimento logo após adesão.


Representante Milena (85) 98878.6988

Plano de Saúde (UNIMED FORTALEZA)

Os profissionais pertencentes ao Senge-CE e seus dependentes, que aderirem ao Plano Multiplan, poderão ter até 60% de desconto em relação aos planos comuns. A Unimed Fortaleza, uma das mais conceituadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa. Representante Milena (85) 98878.6988

Pós Graduação INBEC - Curso Presencial

sorteio será dia 26/09.