Cerimônia reuniu profissionais de todo o Brasil (Foto: Divulgação/Confea)

A presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), Thereza Neumann, diretores e demais associados estiveram presentes no Centro de Evento do Ceará, na noite da última terça-feira (15), na abertura do 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Mais de 3 mil participantes do evento receberam as boas-vindas de José Tadeu, presidente do  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Victor Frota Pinto.

Junto com a Soea ocorre também o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia 2015 (Contecc) – com cerca de 550 trabalhos expostos, selecionados entre os mais de 800 inscritos – acontecem até a próxima sexta-feira (18) com uma programação que tem como tema central “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”.

Assista à cerimônia de abertura:

Durante a cerimonia de abertura o presidente José Tadeu destacou que o País precisa inspirar-se na Engenharia para voltar a atingir o caminho do crescimento. “Temos que colocar nosso conhecimento à disposição de todos, para voltar a colocar em funcionamento a máquina do desenvolvimento. O País precisa de comandos úteis para voltar a se desenvolver, colocando engenheiros no plano decisório. Mas hoje quem planeja o futuro do Brasil não é mais a nossa Engenharia”, ressaltou o profissional.

Victor Frota Pinto, o anfitrião da Semana, apontou que a 72ª Soea está acontecendo em um momento trágico para o Brasil. “Principalmente para nosso Estado, que passa pela quarta seca seguida e está sendo castigado severamente por essa situação”.

Também participara da abertura do evento o chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista; O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI/WFEO), Marwan Abdelhamid e o diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Paulo Guimarães.

Tags : ConteccCrea-CEÉlcio BatistaFMOI/WFEOMarwan AbdelhamidMútuaPaulo Guimarães