close
Notícias

222 mil pessoas estão desabrigadas no Brasil, aponta relatório do IPEA

6c498c6e-019c-45fc-9052-7139bbd43623

Neste sábado, 21 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Habitação. O artigo 6° da Constituição garante os direitos básicos dos cidadãos, entre eles a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. Mas como anda a vida dos brasileiros neste aspecto?

Apesar de uma garantia constitucional, o número de desabrigados no país chegou a 222 mil em 2020, durante a pandemia da Covid-19. O número é 140% maior do que o registrado em 2012, com predominância de desempregados e trabalhadores informais, de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O engenheiro civil Wellington Júnior trabalha com projetos voltados para o programa “Casa verde amarela” do governo federal. A iniciativa tem como objetivo entregar moradias populares para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo ele, é necessário voltar às atenções para os menos assistidos e garantir políticas públicas que atendam essas pessoas.

“É necessário que existam projetos bem estruturados para construção de habitação popular, para colocar essas pessoas em um ambiente digno, confortável, onde elas possam ter uma estabilidade quanto a sua casa, sua moradia”, pontua.

E por essa razão, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), reitera seu compromisso social e estima que a cada dia, mais engenheiros e arquitetos tenham a sensibilidade de propor soluções inclusivas e de impactos positivos na sociedade.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.